Alunos do Agrupamento de Escolas monitorizam qualidade da água do Rio Lena

Terça, 16 De Maio De 2017

Os alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do Agrupamento de Escolas da Batalha encontram-se a monitorizar a qualidade da água do Rio Lena, num projeto inovador e candidato ao Prémio "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

O projeto, designado “Rio Lena: futuros engenheiros em ação”, consiste na recolha e medição de diversos indicadores relativos à qualidade da água, como o pH, a condutividade elétrica, a turvação e temperatura, bem como a carência química de oxigénio, entre outros dados.


As amostras e as medições são efetuadas pelos alunos com uma cadência e recolha certa, por forma a efetuar registos de qualidade e devidamente aferidos e recorrendo a dispositivos de monitorização criados pelos próprios jovens, como arduínos e sensores.

O projeto “Rio Lena: futuros engenheiros em ação”, reveste-se como mais uma importante componente de formação destes alunos, envolvendo áreas de investigação como o Ambiente, a Química e a Engenharia Computacional.

Refere Paulo Batista, Presidente da Câmara da Batalha que o projeto “Rio Lena: futuros engenheiros em ação” se reveste de grande importância académica. “Ao executarem este projeto, os jovens adquirem renovadas competências, essenciais para o mercado de trabalho”, refere o Autarca.

“Trata-se igualmente de um projeto da maior atualidade e interesse público, porquanto ajuda a monitorizar a qualidade das linhas de água, permitindo identificar os maiores focos de poluição, com destaque para os afluentes das suiniculturas”, acrescenta Paulo Batista.

Top