Escolas

A Câmara Municipal da Batalha desenvolveu, em 2006 acções de sensibilização junto das Escolas relativas aos Planos de Emergência, riscos e normas de evacuação. Estas acções surgiram no âmbito duma proposta da Autoridade Nacional de Protecção Civil no Dia Internacional da Protecção Civil, dia 1 de Março, dado que o tema desse ano foi a Protecção Civil na Escola.
A Câmara Municipal da Batalha respondeu ao apelo e procurou dar a conhecer este dia junto das escolas, abrangendo Jardins de Infância, Escolas dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, tendo sido distribuídos diversos folhetos, bem como documentação elucidativa sobre riscos naturais e tecnológicos e sobre os Planos de Emergência das escolas e Planos de Evacuação.

A acção foi mais abrangente nas Escolas do 1º ciclo e Jardins-de-infância, com a operacionalização dos Planos de Emergência elaborados em 2004. As acções desenvolvidas foram:

• Marcação e afixação da sinalética de emergência e evacuação, nomeadamente plantas de emergência, placas de evacuação e sinalização e ponto de reunião;
  • Divulgação junto dos docentes e alunos do Plano de Emergência da Escola;
  • Divulgação das medidas de segurança contra os mais diversos riscos, nomeadamente sismos, incêndios na escola, inundações e outros perigos;
  • Divulgação das normas de evacuação do edifício, de forma a garantir a segurança de alunos e professores;
  • Distribuição de folhetos elucidativos sobre riscos, segurança e evacuação;

Os planos serão actualizados todos os anos com o apoio dos docentes de cada estabelecimento de ensino. Para além disso, serão dinamizadas acções dirigidas apenas aos docentes para que estes comecem a incluir a temática da Protecção Civil, da emergência, da evacuação e dos riscos nos conteúdos escolares e para que dinamizem simulacros com os alunos.

Folhetos de sensibilização sobre prevenção de riscos e regras de evacuação:

PDF Normas de Evacuação

PDF Prevenção de Riscos na Escola