Campanha de reflorestação - “Reflorescer Batalha”

Mensagem do Presidente da Câmara

Caras/ Caros Munícipes

Caros Parceiros

No contexto dos incêndios florestais que recentemente afetaram de forma dramática a região centro, também no Concelho da Batalha, nas freguesias de Reguengo do Fetal e São Mamede, foram atingidas, tendo sido consumidos mais de 200 hectares da nossa mancha florestal, que importa agora repor.

O Município da Batalha, em parceria com algumas empresas locais e Juntas de Freguesia, entende importante avançar com a iniciativa “Reflorescer Batalha” que visa proceder à reflorestação das áreas ardidas nos últimos incêndios de outubro naquelas freguesias, através da aquisição de árvores cujas espécies integram a flora característica da região, designadamente o carvalho, o sobreiro e a azinheira.

A campanha “Reflorescer Batalha” pretende, desta forma, alertar para a importância da recuperação da floresta ardida, ao mesmo tempo que evidencia a crescente preocupação das populações sobre esta importante matéria.

A floresta e os espaços verdes ocupam um lugar de destaque no Concelho da Batalha, designadamente com a existência de rede ecológica para o espaço comunitário da União Europeia, como a Rede Natura 2000.

Pelo exposto, convido todos os Munícipes a participar ativamente nesta importante campanha.

Todos juntos, vamos conseguir reflorestar as áreas ardidas, num desafio que assume enorme importância para as gerações vindouras.

Contamos com a vossa participação.

O Presidente da Câmara Municipal da Batalha

Paulo Jorge Frazão Batista dos Santos

Objetivos da Campanha

∙ A campanha “Reflorescer Batalha” visa proceder à reflorestação das áreas ardidas nos últimos incêndios nas freguesias de São Mamede e de Reguengo do Fetal;

∙ A iniciativa vai realizar-se em estreita parceria entre a Câmara Municipal da Batalha, Juntas de Freguesia e empresas locais, através da aquisição de árvores cujas espécies integram a flora característica da região, designadamente o carvalho, o sobreiro e a azinheira;

∙ Após o período da angariação das árvores, proceder-se-á à plantação das espécies nas zonas afetadas pelos incêndios;

∙ A campanha “Reflorescer Batalha” pretende alertar a população para a importância da recuperação da floresta ardida, bem como para a preservação do ambiente e dos ecossistemas.

Como participar

A participação na campanha é voluntária e gratuita.

Através da aquisição de produtos junto dos parceiros locais aderentes à campanha, está a contribuir diretamente para a aquisição das árvores a plantar nas zonas ardidas.

Os aderentes receberão um marcador de livros por cada aquisição de serviços / produtos que realizarem junto dos parceiros da campanha. Cada marcador oferecido representa uma árvore a plantar.

Inscreva-se aqui para que receba no seu email a calendarização das sessões de reflorestação.

Calendarização do Projeto

A campanha “Reflorescer Batalha” tem início a 15 de novembro e termina a 31 de dezembro de 2017.

Após essa data, serão adquiridas as árvores autóctones a plantar nas zonas afetadas pelos incêndios.

Em fevereiro de 2018 proceder-se-á à plantação das árvores, em data a agendar pela Câmara Municipal, com o apoio voluntário dos participantes.

Mais informação

Câmara Municipal da Batalha