"Voltada para mim" com lançamento no próximo Sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Sexta, 05 De Março De 2004

"Voltada para mim" com lançamento no  próximo Sábado, no Salão Nobre dos Paços do ConcelhoA Câmara Municipal da Batalha vai iniciar a edição de duas Colecções de livros que têm por objectivo dar a conhecer o concelho e a sua gente, chamando-se a primeira destas obras "Terraços do Ser". A publicação, pretende constituir um meio de divulgar os homens e as mulheres de "letras" do concelho, ou seja, aqueles que se destaquem pela forma da expressão escrita, revelando o seu Ser ou aquilo que os rodeia, sob a forma da poesia ou da prosa.
A colecção "Terraços de Memória" tem como objectivo divulgar aquilo que sobre o concelho e a sua memória for escrito. Ou seja, a História, a Memória, as Tradições e as vivências do seu povo. Desta colecção, está já em preparação o primeiro volume, tendo sido convidados vários autores, para a publicação de uma colectânea de textos.

Sobre a publicação "Voltada Para Mim"
"Voltada para mim " é o primeiro livro da colecção Terraços do Ser. A obra é constituída por mais de 100 poesias, da autoria de Maria Adelaide Oliveira Simões, que reflectem recordações, amizades, espaços ou momentos em que evocamos a espiritualidade da vida e do porvir.
Esta publicação será apresentada ao público no próximo dia 6 de Março, na Sala de Sessões da Câmara Municipal da Batalha, pelas 16h30, estando a sua apresentação a cargo da Professora Doutora Cristina Nobre.

Maria Adelaide de Lemos Oliveira Simões, nasceu em Torres Novas, de onde saiu, ainda de terna idade, para mais tarde voltar como aluna interna do Colégio de Santa Maria, das Irmãs de S. José de Cluny.
Ali, frequentou e completou o chamado Curso dos Liceus, com especial inclinação para as artes e letras, tendo colaborado com composições em prosa, verso e ilustração, para ocasionais ocorrências e comemorações do Colégio. Esta inclinação sempre a iria acompanhar pela vida fora.
Por motivo de ordem profissional, o pai foi transferido para a Vila da Batalha, como chefe da Repartição de Finanças, onde permaneceu seis anos, com a sua família e, onde Maria Adelaide se fixou definitivamente, pelo casamento.
Aqui, nasceram os seus filhos e esta foi a terra que adoptou como sua.

Ficha Técnica:
Título - Voltada Para Mim
Autor - Maria Adelaide Oliveira Simões
Edição - Câmara Municipal da Batalha
Capa - Fotografia e Arranjo Gráfico de João Oliveira Simões
Composição - Maria da Luz Moreira
Impressão e Acabamento - Santos & Costa
Tiragem - 500 exemplares
1.ª edição - 2003

Sobre a Professora Doutora Cristina Nobre

Cristina Maria Alexandre Nobre (n. Dezembro de 1963), Professora de Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Literatura para a Infância, do Departamento de Línguas e Literaturas, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria, desde 1987.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas — variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985).

Mestre em Literatura Portuguesa, pela mesma Universidade, com a dissertação 'Contos e Histórias de Proveito e Exemplo' de Gonçalo Fernandes Trancoso — um texto instrutivo do século XVI (1990), publicada em 1999 pela ed. Magno, Leiria.

Doutor em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Lisboa (Novembro de 2001), com a tese Afonso Lopes Vieira — A Reescrita de Portugal, vol. I e Inéditos, vol. II, texto policopiado.

Em 1999, com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, publica o primeiro título de poesia, intitulado Dia após dia.

Em 2001, edita o volume … um longo ataque de melancolia mansa … Correspondência e Autógrafos (1909-1945) de Afonso Lopes Vieira a Artur Lobo de Campos, que inaugura a colecção Biblioteca Afonso Lopes Vieira, da responsabilidade da Câmara Municipal de Leiria.

Em 2003, integrado no projecto "Rota dos Escritores do séc. XX", incluído em Coimbra, capital de cultura: 2003, publica Passeio sentimental de Afonso Lopes Vieira.

Publicou alguns artigos sobre Afonso Lopes Vieira (destacando-se o da revista Colóquio/Letras, da Fundação Calouste Gulbenkian), figura que constituiu o tema do seu trabalho de doutoramento.
Publica, pontualmente, recensões críticas sobre literatura portuguesa contemporânea na imprensa periódica da região, bem como artigos científicos em revista da especialidade.

Prepara, actualmente, a edição da obra poética completa de Afonso Lopes Vieira, para a Imprensa Nacional-Casa da Moeda.