Publicação reúne testemunhos sobre o significado do Mosteiro da Batalha

Segunda, 25 De Junho De 2007

Publicação reúne testemunhos sobre o significado do Mosteiro da BatalhaQual a opinião que o visitante comum expressa quando circula pelo Mosteiro da Batalha? Que sentimentos e sensações provoca este monumento junto de quem o conhece? Serão as opiniões semelhantes de um português ou de um alemão quando se pergunta o que representa para si o Mosteiro?
Estas e outras questões motivaram a publicação da obra "O Mosteiro é para mim…", cujo lançamento vai ocorrer no próximo Sábado, dia 30 de Junho, às 18h00, no Auditório do Mosteiro da Batalha.
A publicação em causa obedeceu, desde o início, a um pressuposto de leitura informal e que cujos protagonistas não são mais do que o cidadão comum, gente que visita o Mosteiro e que o apreende à sua maneira, que retira para si um conjunto de impressões e afectos por sua vez transmitidos aos filhos, aos amigos e aos vizinhos.
Registando o envolvimento activo dos alunos e docentes das escolas Profissional de Artes e Ofícios Tradicionais e da Secundária da Batalha, os cerca de 50 depoimentos reunidos evidenciam a grandeza e imponência que o Mosteiro de Santa Maria da Vitória oferece a quem o visita.
Do cidadão de Nova Iorque que afirma "não ter nada assim nos Estados Unidos", à jovem Angolana que expressa o seu contentamento "por ter vindo à Batalha", a edição de "O Mosteiro é para mim insere-se no âmbito das actividades programadas pelo Município da Batalha ao nível da eleição das Sete Maravilhas Arquitectónicas de Portugal.
Terminamos com um dos depoimentos registados. Simples, pessoal e verdadeiro: "Isto não tem explicação, eu não tenho palavras para exprimir a beleza deste monumento. Tudo o que aqui está é bonito, tudo o que aqui está é maravilhoso. É magnífico".
O Município da Batalha convida todos os interessados a participarem na cerimónia de lançamento desta obra.


Top