Programa “Saúde para Todos” avança na Golpilheira

Quarta, 29 De Março De 2017

A Câmara Municipal da Batalha vai implementar o projeto “Saúde para Todos”, uma iniciativa em colaboração com o Centro Hospitalar Nº Sra. da Conceição, unidade gerida pela Misericórdia da Batalha, e que visa reforçar a prestação de cuidados de saúde na freguesia da Golpilheira, Concelho da Batalha.

Esta resposta vem colmatar as necessidades sentidas pela população da Freguesia da Golpilheira, garantindo a reativação da Unidade de Saúde local, complementando a intervenção do Centro de Saúde da Batalha, num projeto a implementar por um período inicial de um ano, com possibilidade de renovação por períodos iguais, representando um investimento inicial de sete mil euros.

Os serviços que serão disponibilizados na Golpilheira correspondem ao levantamento realizado junto da população, englobando, entre outros:

a) apoio em todo a área de suporte aos doentes diabéticos e hipertensos;

b) avaliação de sinais vitais à população essencialmente idosa (tensão arterial, frequência cardíaca, etc.);

c) Sensibilização individual e em grupo para a prevenção e controlo de fatores de risco para as doenças mais frequentes na população (diabetes e doenças cardiovasculares e respiratórias).

Também está previsto no âmbito desta parceria com a Misericórdia da Batalha proceder à recolha de sangue para análises clínicas, a administração de injetáveis, o tratamento de feridas e ainda sessão semanal de terapia ocupacional de grupo para população sénior de forma a retardar dependências.

Para desenvolver este programa “Saúde para Todos”, o Centro Hospitalar Nº Sra. da Conceição assegura os meios humanos e técnicos necessários, constituídos por um Enfermeiro (1 vez por semana), um Terapeuta Ocupacional ou técnico de reabilitação (1 x semana), e um Médico (2 vezes por mês). A frequência das sessões e a duração do programa foram definidos em resultado do diagnóstico das necessidades e a população residente – 1 528 habitantes (2011).

Recorde-se que a Extensão de Saúde da Golpilheira foi encerrada em 2011 e com este projeto, aquele edifício volta a estar ao serviço da população local.

Para o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, “este novo programa é mais um projeto municipal na área da saúde e apoio social da população, procurando reforçar as condições de acesso aos cuidados de saúde por parte da população da freguesia da Golpilheira, sobretudo ao nível da população sénior”.

“A Batalha conta com uma excelente Unidade de Saúde Familiar (USF) e com um Centro Hospitalar de referência, esta é uma mais resposta de proximidade e de parceria com as instituições locais”, acrescenta o autarca.