Pia do Urso conta com novo espaço pedagógico, dirigido aos mais pequenos

Domingo, 18 De Dezembro De 2016

Foi inaugurado no passado dia 7 de dezembro, no Ecoparque Sensorial da Pia do Urso, a Toca do Urso, uma estação de educação ambiental, que resulta de mais uma parceria encetada entre a Câmara da Batalha e a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente S.A.

A Toca do Urso assume-se como um projeto de mobiliário urbano lúdico, com incidência ambiental, sem necessidade de supervisão ou dinamização técnica, que conjuga várias vertentes de aprendizagem como a sensorial, a motora e a cognitiva.

O novo espaço visa o público infantojuvenil que visita a Aldeia da Pia do Urso, seja em contexto familiar ou escolar e apresenta 13 possíveis atividades a realizar em espaço interior ou exterior, de caráter variado.

A Toca do Urso foi criada especificamente para o Ecoparque Sensorial e pretende ser um ponto de referência no itinerário dos visitantes, juntando-se a outras estruturas existentes, com particular destaque para a aprendizagem de atitudes e rotinas pró-ambientais através da exploração livre.

Os conteúdos a explorar pelos utilizadores da nova estação versam os 3 Rs, o consumo sustentável, a economia circular, a pegada ecológica, os hábitos de urbanidade e o perfil de cidadania, na sua relação com a pressão e prestígio social.

Paralelamente, no site do Município da Batalha encontra-se disponível o link de acesso a uma plataforma interativa, com o mesmo nome, onde se encontram disponibilizados diversos conteúdos de Educação Ambiental, Fichas pedagógicas, vídeos e o livro “Aventuras na Toca do Urso – Uma história sobre boas e más escolhas”.

Marcaram presença na cerimónia de inauguração da Toca do Urso o Presidente da Câmara da Batalha e o Presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues.

Aceda aqui à plataforma interativa da Toca do Urso da SUMA: http://www.suma.pt/tocadourso/