Pax Romana hoje na Batalha

Quinta, 25 De Outubro De 2007

Pax Romana hoje na BatalhaO Auditório Municipal da Batalha acolhe esta Quinta-Feira, dia 25 de Outubro, às 21h30, a primeira de três peças de teatro inseridas na XII edição do Festival de Teatro Acaso, organizado pelo Nariz- Teatro de Grupo com o apoio do Município da Batalha.
A programação teatral inicia-se com o grupo ESTE, que apresentará "Pax Romana", num registo de commedia dell`Arte, assente num trabalho humorístico sustentado no rigor do gesto e do movimento onde o actor se torna o centro de todas as atenções.
Três personagens dão corpo a um pelotão de legionários romanos que recupera das suas mazelas depois de uma refrega com o inimigo. O retomar da ordem unida, os exercícios e os treinos voltam assim à ordem do dia, que é o que todos fazem quando se alcança um período de acalmia. A harmonia imposta pelo sentido militar é contudo um pau de dois bicos, quando não existe realmente uma voz superior que estabeleça a ordem…
Cabe aos portuenses Mau Artista a apresentação do segundo espectáculo na Batalha, a 6 de Novembro, também às 21h30. Num registo que prima pela diferença, "Fios Soltos… Marionetas Presas" é apresentado tendo por base a existência de um fio que puxa a perna para sair da cama, que por sua vez puxa a anca e o resto do corpo. Os fios transportam, de forma coordenada, aquele corpo até ao carro. Uma corda enorme de aço puxa o carro até ao trabalho. Uma vez lá, os fios transportam o corpo até à entrada onde um fio de nylon invisível abre a porta. Dos fios que puxavam aquele corpo destaca-se um, que levanta lentamente a mão e a faz picar um cartão. Dois fios daquele corpo movem os olhos até uma placa onde se pode ler: "Picar o ponto é obrigatório". O corpo movido por todos aqueles fios é puxado para de um grande edifício e desaparece para trás de uns grandes portões de metal.
De noite o corpo decide tomar uma atitude e corta os fios… vai dormir solto hoje.
A finalizar a edição deste ano do Acaso, o Auditório da Batalha recebe a 27 de Novembro a peça "O Contrabaixo" de Patrick Süskind. Numa adaptação do actor Pedro Oliveira, a peça aborda o profundo desalento de um contrabaixista, funcionário público, que passa despercebido na hierarquia de uma orquestra nacional, comparável à sociedade humana e dá o mote para uma conversa com o público teatral no qual explana, com sentido de humor sarcástico, a sua relação de amor/ódio com um instrumento.
Três excelentes propostas a não perder. A entrada é gratuita.