Manoel de Oliveira homenageado na Câmara da Batalha

Quarta, 10 De Março De 2004

Manoel de Oliveira homenageado na Câmara da BatalhaNa próxima Sexta-Feira, 12 de Março, às 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal da Batalha prestará uma homenagem ao realizador Manoel de Oliveira, por ocasião da sua passagem no Concelho enquanto realizador do filme "O Quinto Império - Ontem como Hoje", filmado no interior do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos grandes mestres da sétima arte que importa distinguir, Manoel de Oliveira tem dedicado a sua vida ao cinema. Nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908 e interessou-se desde muito cedo pela sétima arte tendo-se iniciado como realizador em 1931 com o filme "Douro, Faina Fluvial".
Com a obra "Um Filme Falado", emitido curiosamente no Auditório Municipal da Batalha, há duas semanas, Manoel de Oliveira perfez a supervisão de quarenta e duas películas.

Quase a completar os 96 anos de idade, e em plena actividade, Manoel de Oliveira é, sem dúvida, o mais importante cineasta de todo o cinema português que o Município da Batalha tem a honra e o dever de distinguir.