Mais de 1000 visitantes já percorreram exposição de Pintura de Júlio Resende

Segunda, 05 De Novembro De 2007

Mais de 1000 visitantes já percorreram exposição de Pintura de Júlio Resende"Momentos de um Trajecto", a exposição de pintura da autoria de Júlio Resende patente na Vila da Batalha, já superou a entrada dos 1000 visitantes, com especial incidência para o público jovem.
A mostra, patente ao público até 25 de Novembro, reúne um total de 58 obras do artista portuense, percorrendo os principais momentos artísticos e criativos do autor, com especial incidência para os temas Goa, Moçambique, Brasil e Cabo-Verde.
Júlio Resende, com 90 anos, é considerado, justamente, um dos grandes nomes da pintura contemporânea nacional e internacional, contando no seu currículo inúmeras distinções pela qualidade da sua obra. A título de exemplo, mencionamos o Prémio atribuído na Bienal de São Paulo, em 1951, no ano seguinte o prémio na Sétima Exposição Contemporânea dos Artista da Norte, e em 1956, o prémio "Artistas de Hoje", em Lisboa. Foi também condecorado com o grau de Oficial da Ordem de Santiago da Espada e ainda Comendador de "Mérito Civil de Espanha" atribuídas pelo Rei de Espanha.
As suas obras encontram-se representadas em mais de um dezena de Museus internacionais, destacando-se, em Lisboa, o Museu de Arte Contemporânea e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, no Brasil, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, na Finlândia, o Museu de Helsínquia, na Noruega, o Museu de Aalesund Kunstforening, Bruxelas, a Biblioteca Real Alberto I, em Paris, a Sede da UNESCO e em Macau no Museu Marítimo.
Dotado de uma capacidade criativa extraordinária, Júlio Resende, que teve como mestre Dórdio Gomes, acumulou a actividade da docência na Escola de Belas-Artes do Porto.
A exposição "Momentos de um Trajecto" pode ser visitada de Segunda a Sexta-feira das 14h30 às 17h30, Sábados, Domingos e Feriados das 14h00 às 17h30 e conta com os seguintes apoios: Fundação Lugar do Desenho, Caixa Geral de Depósitos - Balcão da Batalha e Jornal Região de Leiria.
A entrada é livre.


Top