Jardim da Cilinha - "A vida de uma instituição" na Galeria Mouzinho de Albuquerque

Sábado, 17 De Fevereiro De 2007

Jardim da Cilinha - "A vida de uma instituição" na Galeria Mouzinho de AlbuquerqueNo ano de 1948, a pedido do Reverendíssimo Bispo da Diocese de Leiria - Fátima, D José Alves Correia da Silva, Maria Hercília Sales Oliveira Zúquete, dava início à Junta de Acção Social da Diocese de Leiria - Fátima na Vila da Batalha, com o objectivo de apoiar nas componentes lúdicas, humanas e educativas, as muitas crianças que terminavam a escola e que não dispunham de ocupação.
A frequência foi grande na altura e os mais novos vinham não só da Freguesia da Batalha mas também de outros lugares desta. Na altura, às raparigas e aos rapazes era ministrada formação em diversas áreas, desde a cozinha aos bordados, passando pelos cuidados higiénicos.
Em 1950, o Reverendo Cónego Dr. José Galamba de Oliveira propõe à proprietária integrar esta iniciativa numa Obra de Acção Social Diocesana, que estava então para ser criada com várias valências sociais.
Assim se explica, de forma resumida, o início da Junta de Acção Social da Diocese de Leiria - Fátima na Batalha, mais conhecida pelo "Jardim da Cilinha" que presentemente, conta com as valências de Creche, Jardim Infantil e ATL.
De 18 a 25 de Fevereiro, a Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque recebe uma exposição que pretende retratar esta instituição social batalhense dirigida por Maria Hercília Sales Oliveira Zúquete.
Fotografias antigas, desenhos, diverso material pedagógico entre outros elementos, poderão ser apreciados de Segunda a Sexta-Feira das 14h30 às 17h00, Sábados e Domingos das 14h30 às 18h30.
Top