IX Festival de Música Tradicional da Batalha

Terça, 28 De Setembro De 2004

IX Festival de Música Tradicional da BatalhaA Associação Cultural "Sons do Lena" da Batalha, com o apoio da Câmara Municipal local, leva a efeito no Domingo, dia 3 de Outubro, com início às 15h30 na Praça Mouzinho de Albuquerque, mais uma edição do Festival de Música Tradicional da Batalha, evento na sua IX edição.
O programa musical a apresentar, desenrolar-se-á com a seguinte ordem:

Gaitilena - Gaiteiros da Batalha;
"Sons do Lena" - Batalha;
"Canto da Terra" - Batalha;
"José Pisco" - Batalha;
"Grupo de Cantares Bela Aurora" - São Miguel, Açores;

Na segunda-feira, dia 4 de Outubro, integrado ainda no IX Festival de Música Tradicional da Batalha, o Auditório Municipal recebe às 21h30 uma sessão musical seguida de uma alocução referente à música tradicional dos Açores e, especificamente, sobre a Ilha de São Miguel, que contará com a participação dos elementos do agrupamento "Bela Aurora".
Com dezanove anos de actividade cultural ininterrupta, a Associação Cultural "Sons do Lena" tem pautado o seu trabalho no campo da transmissão dos saberes, da cultura e música da tradicionais, num percurso que conta já com inúmeras actuações no nosso país e no estrangeiro.
Mário Neto, responsável pela Associação Cultural "Sons do Lena", adianta que este festival, há semelhança dos anteriores, "pretende contribuir para a preservação da música e, por inerência, da própria cultura tradicional portuguesa, num trabalho que se assume cada vez mais pertinente".
Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, António Lucas, destaca "o trabalho incansável desta associação batalhense em prol da defesa do tradicional", defendendo que este Festival "é já uma referência para todos aqueles que abraçam a verdadeira cultura popular portuguesa".
Caso as condições atmosféricas não o permitam, o Festival de Música Tradicional da Batalha realizar-se-á no Pavilhão Multiusos da Vila.