Gastronomia e artesanato voltam à Batalha, de 16 a 19 de Junho

Segunda, 13 De Junho De 2005

Gastronomia e artesanato voltam à Batalha, de 16 a 19 de JunhoGastronomia e artesanato voltam a ser o "prato" principal da XV FIABA, Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, a decorrer no Largo Cónego Simões Inácio, entre 16 e 19 de Junho.
O certame conta com a presença de 60 artesãos, representando o mais genuíno artesanato produzido em Portugal, demonstrando ao vivo a sua arte de trabalho. Ao artesanato alia-se a gastronomia típica e variada do concelho da Batalha, estando responsáveis pela confecção das iguarias a servir dezasseis colectividades.
Tal como em anos anteriores, a animação assume também um papel importante, apostando a organização num cartaz diversificado.
Dos grupos folclóricos e de música tradicional do concelho, também as escolas estarão representadas. A irreverência dos estudantes universitários far-se-á representar pela Tun´Acanénica, do Instituto Politécnico de Leiria.
No último dia, Domingo, a música tradicional peruana "Luz del Ande" subirá ao palco da FIABA, seguindo-se o magnífico espectáculo musical Cantigas da Rua com as participações de Sofia Lisboa e de Inês Santos.
Destaque ainda para a actuação no primeiro dia do certame da artista Ronalda, irmã do internacional português Cristiano Ronaldo.
Ainda no domínio da animação, a Rádio Antena 1 emitirá em directo no Domingo dia 19 das 13 às 15h00 o programa "Passeio dos Alegres", apresentado por Paula Castelar e Edgar Canelas.
Integrada na FIABA, decorrerá em paralelo a Festival Regional do Vinho da Alta Estremadura, numa organização conjunta da Região de Turismo Leiria/Fátima e da Autarquia, cujo objectivo passa por promover os excelentes vinhos existentes nesta região.
A FIABA, reconhecida de forma unânime como um dos melhores festivais de artesanato e gastronomia da região centro acolhe ainda a 18 de Junho o XVII Encontro de Coleccionadores, a realizar no Pavilhão Multiusos da Vila.
A inauguração desta XVI Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha decorre no dia 16 de Junho, quinta-feira, às 18h30, no Largo Cónego Simões Inácio.