Exposição "Gárgulas do Mosteiro da Batalha"

Domingo, 24 De Junho De 2007

Exposição "Gárgulas do Mosteiro da Batalha"Numa exposição inédita na Batalha, a Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque inaugura no próximo dia 14 de Junho, às 18h00, a mostra "Gárgulas do Mosteiro da Batalha".
Nesta exposição, que reúne um importante espólio fotográfico de algumas das mais impressionantes gárgulas do Mosteiro da Batalha, existem ainda painéis explicativos e uma área multimédia.
Refira-se que as gárgulas não são mais do que goteiras esculpidas, quase sempre em forma de animal ou figura grotesca cuja finalidade é a de escoar as águas recolhidas nas caleiras das grandes obras arquitectónicas, levando a que fossem projectadas para longe das paredes e fundações no exterior das construções, evitando assim que se infiltrassem no solo junto aos alicerces, onde acabariam por dissolver as argamassas e arruinar as alvenarias, ou que desgastassem as pedras exteriores, trazendo perigo à estabilidade da construção.
Foi sobretudo na época medieval, mais precisamente no período entre os séculos XII e XV, a partir da construção das grandes catedrais góticas, que as gárgulas viriam a popularizar-se na Europa Ocidental, principalmente na França e em Inglaterra, em menor escala em outros países europeus como Portugal.
A exposição "Gárgulas do Mosteiro da Batalha" pode ser visitada de Segunda a Sexta-Feira das 14h30 às 17h30, Sábados e Domingos das 14h30 às 18h00, estando esta iniciativa integrada no âmbito da eleição das Sete Maravilhas Arquitectónicas de Portugal.

Top