Exposição celebrativa dos 517 anos da criação do Concelho

Segunda, 13 De Março De 2017

A 18 de março do ano de 1500, o Rei D. Manuel I elevou a Batalha a Vila, com jurisdição própria e como sede de Concelho. A data em causa representa um marco histórico e a autonomia municipal, assinalando-se no próximo sábado, 517 anos sobre a criação régia do Concelho da Batalha.

Com o intuito de assinalar esta importante efeméride, é inaugurada na Galeria do Posto de Turismo da Vila, no próximo sábado, às 17h30, a exposição “18 de março – o dia da criação do Concelho da Batalha”, que reúne documentação diversa compreendida entre os séculos XVI a XIX.

A mostra resulta de um trabalho de investigação realizado pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, tendo contado com o auxílio na busca de fontes históricas do Professor Doutor Saul António Gomes (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e do historiador batalhense, José Travaços Santos.

É ainda abordada na mostra documental a supressão, em 1836 por Passos Manuel, da metade dos concelhos do território continental e a consequente incorporação da Batalha, como freguesia no Concelho de Leiria. Só a 12 de junho do ano seguinte, por documento legislativo, e após um amplo processo de mobilização popular, é restaurada a independência concelhia.

Refere Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, que a exposição “18 de março – o dia da criação do Concelho da Batalha” se reveste de grande importância merecendo, por esta via “ser lembrada aos Batalhenses, face ao que representa e à conquista da autonomia municipal”.

Constitui ainda esta exposição, defende o Autarca “um motivo extraordinário para prestar homenagem aos Batalhenses que durante anos lutaram ativamente para que a Batalha conquistasse a sua autonomia enquanto território municipal”.

A mostra pode ser visitada diariamente até ao dia 26 de abril.