Terça, 11 De Maio De 2004

Distribuição de desdobrável sobre Prevenção de Fogos Florestais no Concelho da BatalhaNo âmbito do Plano de Prevenção dos Fogos Florestais do Município da Batalha, tem início no dia de hoje, segunda-feira, a distribuição em todos os lares deste concelho, de um desdobrável que reúne diversa informação alusiva à prevenção dos fogos florestais.
O documento, focaliza a informação em quatro grandes áreas, nomeadamente os comportamentos a ter antes, durante e depois dos incêndios, bem como um conjunto de conteúdos mais genéricos relativos à legislação sobre incêndios florestais e à divulgação de alguns números bastante preocupantes.
De acordo com António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, "o documento pretende informar todos os munícipes para alguns cuidados e comportamentos a ter para com a prevenção dos incêndios, de onde constam as medidas aprovadas pelo Decreto-Lei n. 334/90, de 29 de Outubro".
Constam no referido documento algumas informações cedidas pelo Serviço Nacional de Protecção Civil, os contactos telefónicos considerados importantes neste tipo de situações e informação específica sobre a realização de queimadas, lançamento de foguetes e a utilização de fósforos e cigarros nas matas e florestas.
Referência também à divulgação de números particularmente alarmantes, tais como o facto de ter ardido, desde 1974 no território continental, mais de um quarto do total da área de pinhal existente, ou ainda o facto de mais de quatro incêndios em cinco terem causas humanas.