Curso Breve "Geografia de Portugal" na Biblioteca da Batalha

Quarta, 03 De Novembro De 2004

Curso Breve "Geografia de Portugal" na Biblioteca da BatalhaNo âmbito das iniciativas promovidas pela Biblioteca Municipal da Batalha, decorre de 8 a 12 de Novembro, das 20h00 às 21h30, o Curso Breve alusivo ao tema "Geografia de Portugal".
Esta acção, será conduzida pela Professora Doutora Raquel Soeiro de Brito, doutorada em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e detentora de várias distinções honoríficas nacionais e estrangeiras.
Ao longo das cinco sessões que compõem este curso, serão abordados alguns temas directamente relacionados com o situação geográfica do nosso país. nomeadamente "os dados naturais", as formas do relevo, a diferenciação climática, a rede hidrográfica e a vegetação natural.
Um segundo aspecto em análise nesta acção considera a persistência da vida rural até meados do século XX, bem como as marcas e a presença romana e mulçumana na organização espacial e cultura portuguesa.
"As principais mudanças após a II Guerra Mundial" é também um dos temas apresentados pela Professora Doutora Raquel de Brito, referindo-se ainda ao boom migratório e à intensificação da urbanização como consequências do após guerra. Nesta sequência, será elaborada uma abordagem a temas relacionados com as transformações sócio-económicas, como o processo de duplo envelhecimento da população e a insuficiência de infra-estruturas existentes.
A terminar este curso, a autora debruçar-se-á sobre "As marcas de Portugal no mundo", no qual dará especial destaque à importância, origem e desenvolvimento das Ilhas do Atlântico e também ao Brasil e outras ex-colónias nacionais.
Os interessados devem efectuar inscrição, gratuita, através do número 244 769 871/Biblioteca da Batalha.
Top