Terça, 16 De Outubro De 2007

Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição apresentado aos Irmãos no próximo SábadoInstalado num moderno edifício que prima pela funcionalidade e qualidade construtiva com amplos espaços para internamento, reabilitação e meios complementares de diagnóstico, esta unidade marca a nova geração de "equipamentos de saúde" de iniciativa privada e institucional, integrando a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
Considerada por alguns responsáveis de saúde como uma "referência de excelência" a nível regional e nacional neste sector, esta nova unidade dispõe de moderno equipamento clínico enquadrado nas exigências do Serviço Nacional de Saúde, e extravasa a dimensão concelhia, considerando-se como uma resposta credível não só para o concelho da Batalha mas também para os limítrofes, nomeadamente Porto de Mós, Alcobaça e Ourém.
O Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição dispõe de uma Unidade de Internamento com 42 camas, uma Unidade de Fisioterapia e Medicina Física de Reabilitação, um Centro de Imagiologia/Radiologia Geral, consultórios para Meios Complementares de Diagnóstico e uma área reservada a consultas externas, em regime de ambulatório.
Num projecto que resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia da Batalha e a Autarquia local, esta unidade pretende intervir numa relação de complementaridade com o Hospital de Santo André, Leiria e os cuidados primários de saúde através dos centros de saúde, na área dos cuidados continuados.
Com todos os meios complementares de diagnóstico disponíveis, um corpo de enfermagem permanente e médicos em regime de presença e de chamada, o Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição pode coadjuvar a intervenção dos centros de saúde em regime de ambulatório e mesmo no domicílio dos doentes, estando a ser considerada a hipótese de poder vir a candidatar-se ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP), caso a administração regional de saúde veja interesse nesta vertente de apoio às populações do concelho da Batalha e, eventualmente, em zonas limítrofes.
De acordo com os responsáveis, o Centro Hospitalar está preparado para atender o doente em regime de consulta externa e propiciar-lhe, no momento, o seu exame através de raio-X, TAC ou qualquer outro meio complementar de diagnóstico. Em complemento, nesta unidade funcionarão ainda serviços de recolha de sangue no momento da consulta, evitando deslocações "desnecessárias" ao serviço de urgência do Hospital Distrital de Leiria.
António Lucas, Presidente da Câmara da Batalha, considera que o Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição assume-se como uma infraestrutura imprescindível no Concelho, no que toca ao garante da qualidade dos serviços de saúde a prestar à população. "Acredito que a conjugação da equipa de profissionais afecta a esta unidade, bem como o vasto equipamento médico de que dispõem, contribuirão para prestar aos utentes cuidados clínicos de elevada qualidade, assentes numa base humanista".
O Edil destaca ainda o facto de a breve prazo, e caso se confirme a possibilidade da reactivação das Termas das Salgadas, o Concelho da Batalha passar a deter uma oferta singular e bastante qualitativa na área da saúde em toda a região centro do país.
Aponte-se que a inauguração oficial do Centro Hospital Nossa Senhora da Conceição ocorrerá no mês de Novembro, em data a definir, prevendo-se a abertura ao público desta unidade nesse mês.