Câmara implementa medidas de prevenção e proteção do frio

Terça, 17 De Janeiro De 2017

A Câmara Municipal da Batalha implementou várias medidas de prevenção para a vaga de frio que se perspetiva para os próximos dias, através da distribuição de lenha e fornecimento de gás para promover as melhores condições de aquecimento das habitações de famílias carenciadas.

Em causa estão cerca de três dezenas de famílias sinalizadas pelas Juntas de Freguesias, Instituições Particulares de Solidariedades Social e Serviços Sociais da Câmara Municipal, entidades que acompanham regularmente as situações de intervenção social prioritária.

Estão igualmente previstas ações de informação e alerta da população para os risco inerentes às vagas de frio, a realizar em colaboração com a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as Unidades de Saúde, nomeadamente junto dos idosos, crianças e pessoas com dificuldades.

Recorde-se que as previsões apontam para uma forte diminuição da temperatura a partir da noite de terça para quarta-feira, provocando uma situação de tempo frio e seco que se prolongará até ao próximo sábado (21 de janeiro), com os valores de temperatura mínima a variar entre 0º e 4º C, podendo atingir valores negativos em algumas zonas do Concelho da Batalha.

Ao nível da prevenção de riscos de acidente, resultado da formação de gelo nas vias municipais, a Autarquia está a realizar espalhamentos de sal em troços de estradas com ensombramento permanente, procedendo, também, à limpeza das estradas por forma a minimizar os riscos de falta de aderência das viaturas.

No âmbito da prevenção de acidentes rodoviários, o Município desenvolveu também um levantamento dos designados “pontos negros” da rede viária municipal, onde se registaram um ou mais acidentes. Trata-se de um projeto encetado na sequência de protocolo recentemente subscrito com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). A lista dos pontos negros com mais acidentes no Município da Batalha dará lugar as intervenções de melhoria da aderência do piso e retificações do traçado, sempre que se justifiquem e melhorem a segurança das vias municipais.

Para estes projetos municipais de proteção do frio e prevenção da segurança rodoviária, a câmara municipal da Batalha estima um investimento superior a 50 mil euros, com maior expressão nas intervenções de prevenção a realizar nas vias municipais.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, “o investimento que realizamos na prevenção é o caminho mais seguro na proteção da população, de modo especial dos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas”. “Essa é uma missão que beneficiamos do trabalho extraordinário das IPSS e serviços de proteção civil”, refere ao autarca.

Em caso de necessidade, contacte a Protecção Civil Municipal, através do número 964 771 961.