Sábado, 20 De Outubro De 2007

Câmara da Batalha volta a reiterar a opção pelo traçado do corredor Leiria-PoenteO Presidente da Câmara da Batalha voltou a reiterar junto do Director Geral da Agência Portuguesa do Ambiente a posição assumida pelo Município face à opção da construção do traçado da linha férrea de alta velocidade no Concelho da Batalha.
Para António Lucas, o corredor que melhor serve os interesses dos Munícipes, do Concelho e do próprio país é o Leiria-Poente, numa posição também consubstanciada pela Área Metropolitana de Leiria, que mereceu, recorde-se, o voto unânime de todos os Autarcas. António Lucas explica que o traçado em causa apresenta vantagens inequívocas quer no que toca à minimização dos impactes ambientais como também no plano financeiro no que concerne à construção do traçado (menos dois milhões de euros por quilómetro face à opção Sub-Eixo 2.2.4 que atravessa as Freguesias de Reguengo do Fetal e da Batalha).
Para além dos argumentos já mencionados, o Edil explica ainda que com a opção Sub-Eixo 2.2.4, ocorrerão fenómenos de acumulação de ar frio em zonas de baixa com ocupação sensível, para além de inúmeras interferências com as redes de infra-estruturas concelhias (rede viária, estabelecimentos de ensino, sub-estação eléctrica do Celeiro, afectação do património natural e construído) entre outras.