Brigadas móveis motorizadas de prevenção aos incêndios

Quinta, 02 De Junho De 2005

Brigadas móveis motorizadas de prevenção aos incêndiosAs brigadas móveis motorizadas encontram-se desde o dia ontem e até ao próximo dia 15 de Setembro a vigiar e patrulhar 24 horas por dia o concelho da Batalha.
Esta iniciativa realizada em parceira com a Câmara, os Bombeiros e a Guarda Nacional Republicana, conta com o apoio de dez jovens que se deslocam em veículos motorizados, equipados com sistema de comunicação. Em paralelo com a missão de vigia, os elementos que compõem as brigadas estão preparados para a sensibilização dos munícipes relativamente ao perigo que correm aquando da realização de fogueiras nesta altura do ano, bem como para a necessidade de manterem sempre as matas e a proximidade das casas limpas.
Como este é um problema que nos últimos dois anos tem fustigado as zonas verdes do concelho, a Autarquia tem levado a curso diversas formas de sensibilização de todos os seus habitantes. Assim sendo, foram distribuídos alguns desdobráveis aquando das comemorações do Dia Mundial da Criança decorridas ontem, antecedidos de uma pequena sensibilização por parte dos técnicos do Município.
Refira-se que estas acções de sensibilização junto dos mais pequenos irão prosseguir nas próximas semanas. Ainda no âmbito da sensibilização dos incêndios, foi solicitado aos párocos que nas celebrações eucarísticas abordem este assunto, estando ainda prevista a distribuição de material informativo nas caixas de correio dos batalhenses.
Para António Lucas, Presidente do Município da Batalha, as brigadas motorizadas de vigilância "têm contribuído para a diminuição dos riscos dos incêndios florestais no Concelho, actuando os elementos sempre que detectam pequenas queimadas".
O Edil, explica ainda que a acção pedagógica que estes elementos desenvolvem junto da população "é bastante importante e assume uma componente pedagógica que interessa relevar".
Top