Batalhenses otimistas com o futuro do Concelho

Segunda, 24 De Outubro De 2016

Cerca de 60% dos eleitores batalhenses afirmam-se muito otimistas ou otimistas com o futuro do Concelho da Batalha, sendo esta uma das principais conclusões do Estudo realizado nos dias 5 a 12 de outubro, pelo IPOM - Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado, Lda., que envolveu 692 pessoas inquiridas, das 4 freguesias do Concelho e com um grau de confiança de 95,5%.

Conforme resulta da ficha técnica, este estudo teve como objetivo conhecer melhor a perceção dos munícipes sobre alguns assuntos relacionados com a avaliação e planeamento do concelho da Batalha, numa fase em que a Câmara Municipal desenvolve os trabalhos de preparação do plano e orçamento para 2017.

Entre outras questões, a autarquia pretendeu saber quais os projeto da Câmara Municipal previstos para o próximo ano que os munícipes consideram mais importantes, e assim promover uma maior aproximação entre as opções municipais e o sentido de prioridades dos eleitores.

As políticas sociais em geral e o apoio aos idosos e carenciados, foram os projetos mais votados pelos Batalhenses como prioritários e com a notação de muito ou muitíssimo importantes (57,2%), seguindo-se as medidas de apoio à criação do emprego e ao investimento (50,0%) e a qualidade da rede viária (49,6%).

Para 47,6% dos batalhenses consultados o apoio à cultura e promoção turística é uma prioridade muito relevante, valor equiparado à importância atribuída aos setores da educação e apoio ao desporto que conhecem o reconhecimento positivo de 47,5%. Neste ponto, da identificação de prioridades, regista também um valor expressivo os investimentos em rede de esgotos e saneamento (48%).

Dos projetos e iniciativas municipais em curso, os eleitores da Batalha elegem a academia sénior e a ginástica para idosos como o mais positivo, seguindo-se as ações na Educação de requalificação das escolas do 1º ciclo e secundária da Batalha. A decisão de prosseguir uma política de redução dos impostos municipais também conhece um forte apoio por parte dos batalhenses. Em contrapartida, a intervenção no jardim municipal dos infantes regista um menor entusiasmo.

Relativamente à avaliação do trabalho do executivo municipal, questão de controlo para a validação do estudo, uma larga maioria dos entrevistados expressa uma ideia positiva, com 84,5% das opiniões classificando a ação dos eleitos como razoável, boa ou muito boa, 6,5% sem opinião e apenas 9% afirma que o trabalho realizado foi fraco ou muito fraco.

O mesmo sucede quando os batalhenses são questionados sobre a perceção comparativa entre o trabalho do atual executivo municipal e o anterior, e ainda face à ação das câmaras vizinhas. Para 75,6% dos consultados a ação do atual executivo é igual, melhor ou muito melhor do que o mandato anterior, 11% refere que o desempenho é pior e 13,4% não respondem. Resultado semelhante quando a comparação é realizada com os municípios vizinhos, 64,6% considera igual ou melhor, embora neste último caso, cerca de 31% expressa não ter opinião.

A ação do Presidente da Câmara, em linha com a avaliação do executivo municipal, regista uma perceção suficiente e positiva para 86,6% dos entrevistados (35% suficiente e 51,6% boa ou muito boa), apenas 5,2% expressa uma avaliação negativa e 8,2% dos consultados optou por não responder.

Com uma margem de erro global de apenas 3,70% e com uma amostra bastante representativa (692 entrevistas), para o edil da Batalha, Paulo Batista Santos “este estudo representa um indicador instantâneo, mas representativo das opiniões dos batalheneses, e que nos ajudará a fundamentar melhor as opções próximas do executivo e, se for o caso, a corrigir algumas situações para o futuro”.

FICHA TÉCNICA

Estudo realizado nos dias 5 a 12 de outubro de 2016, pela IPOM - Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado, Lda e depositado, nos termos da Lei, na E.R.C. com o número 2016036.

O estudo envolveu um total de 692 pessoas inquiridas das 4 freguesias do Concelho e apresenta um grau de confiança de 95,5%.

Distribuição geográfica dos inquiridos:

Freguesia da Batalha |358 inquiridos | 51.73% da amostra

Freguesia da Golpilheira | 66 inquiridos | 9.53% da amostra