Batalha debate problemática do envelhecimento e da intergeracionalidade

Terça, 02 De Outubro De 2007

Batalha debate problemática do envelhecimento e da intergeracionalidadeA Câmara Municipal da Batalha e o Núcleo Distrital de Leiria da REAPN (Rede Europeia Anti Pobreza) promovem, nos dias 12, 13 e 14 de Outubro, o II Encontro do Saber, alusivo ao tema "DESAFIOS DA INTERGERACIONALIDADE", evento que assenta numa ideologia de participação activa da população idosa na sociedade, estando as diversas acções vocacionadas para técnicos da área e para a comunidade em geral.
Com o "II Encontro do Saber" pretende-se promover a reflexão em torno da problemática do envelhecimento e dos benefícios da intergeracionalidade, divulgando respostas sociais inovadoras nesta área.
Continua a ser intenção da organização permitir o intercâmbio de experiências, dando a conhecer algumas metodologias de trabalho de instituições com boas práticas nesta matéria, mobilizando e envolvendo, para o efeito, todos os actores sociais que intervêm no processo.

Fórum Temático - "Oportunidades para a Igualdade: O Contributo da Intergeracionalidade"

Inserido no "II Encontro do Saber", realiza-se no dia 12 de Outubro, Sexta-feira, das 9h30 às 17h00, no Auditório Municipal da Batalha, o Fórum Temático alusivo ao tema "Oportunidades para a Igualdade: O Contributo da Intergeracionalidade".
Por ocasião de no presente ano se comemorar o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, pretende-se com este fórum proceder ao debate das questões relacionadas com a igualdade de oportunidades, indo ao encontro da temática das diversidades em torno do factor idade. As apresentações privilegiarão assim a abordagem ao campo da intergeracionalidade numa perspectiva de ajuda à promoção da igualdade de oportunidades para todas as gerações.
Pretende-se que esta "nova" visão devolva, por assim dizer, a cidadania ao idoso, através de um conjunto de direitos que contribuam para a sua efectiva inclusão na sociedade e que sejam reconhecidos por todos.
Para conhecer o programa do Fórum, os interessados devem aceder ao site do Município da Batalha (www.cm-batalha.pt). As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas através do número de telefone 244 769 110 (Gabinete de Desenvolvimento Social do Município da Batalha).

Mostra Social
A Mostra Social, decorre no Pavilhão Multiusos da Batalha nos dias 13 e 14 de Outubro, a partir das 18.00h de sábado, estando envolvidas mais de uma dezena de instituições representantes de organismos que prestam serviços à população idosa do concelho, entre os quais as IPSS´s do Concelho (Santa Casa da Misericórdia da Batalha, o Centro Social e Cultural da Paróquia de São Mamede e o Centro Paroquial de Assistência de Reguengo do Fetal), o Centro de Saúde da Batalha, o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, o INATEL, a GNR, os Bombeiros Voluntários da Batalha e a REAPN.
Destaque ainda para o programa de animação dirigido à população sénior do concelho da Batalha prevista para a manhã do dia 13 de Outubro a decorrer na localidade de Arrimal, Porto de Mós, com diversos momentos de animação musical e uma sessão de ginástica geriática.
Pelas 21h30 desse dia, mas no Pavilhão Multiusos, far-se-á a apresentação ao público do Programa "Novas Primaveras", recentemente inserido nas IPSS`s do Concelho da Batalha e que conta com a orientação dos profissionais da Sociedade Artística e Musical dos Pousos.
Refira-se que a Mostra Social contará com diversos espaços de animação cultural trabalhados especificamente para o efeito pelos utentes das IPSS´s e dos jardins-de-infância da Batalha, com o objectivo de promover o encontro geracional.

Mais informação, desdobrável, cartaz, etc.