Batalha, Alcobaça e Tomar pretendem criar Rota dos Grandes Mosteiros

Quinta, 13 De Dezembro De 2007

Batalha, Alcobaça e Tomar pretendem criar Rota dos Grandes MosteirosOs Municípios da Batalha, Alcobaça, Tomar e o IGESPAR, instruíram em conjunto uma candidatura ao vector II do Programa Redes Urbanas para a Competitividade e a Diferenciação, com o intuito de criar uma Rota dos Grandes Mosteiros Portugueses.
O programa em causa, gerido pela Direcção Geral do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Urbano, tem como grandes objectivos a afirmação das cidades e vilas como espaços privilegiados de produção de riqueza, de exercício da cidadania e de inserção internacional competitiva do País, apostando numa lógica de inovação e de competitividade nos territórios envolvidos.
A aposta no chamado "turismo de qualidade", associado aos aspectos históricos e ambientais, repensando os equipamentos turísticos, assumem-se como os grandes desafios do programa Redes Urbanas para a Competitividade e a Diferenciação.
A candidatura apresentada assenta a sua génese na valorização dos Mosteiro da Batalha, Alcobaça e Tomar, pretendendo-se garantir uma ainda maior notoriedade turística a estes monumentos. Foi ainda fixado que numa segunda fase do projecto, tendo em vista o nascimento de uma Rota do Património Mundial, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém farão parte também deste importantíssimo conjunto arquitectónico.
A par da questão eminentemente turística, na candidatura é proposto também a criação de uma estrutura permanente de cooperação e de acção estratégica, de base territorial e sócio-cultural que terá como elemento central a qualificação e a afirmação das cidades e vilas dos grandes mosteiros portugueses classificados como Património da Humanidade.
Tal como já apontado, a candidatura envolve os Municípios da Batalha, Alcobaça e Tomar e ainda o IGESPAR, o que representa uma nova forma de actuação de base interurbana, intermunicipal e intersectorial.