Batalha acolhe XI Exposição Nacional do Trajo

Terça, 17 De Maio De 2005

Batalha acolhe XI Exposição Nacional do TrajoA Batalha recebe, nos dias 28 e 29 de Maio, a XI Exposição Nacional de Trajo ao Vivo, o principal evento dedicado ao trajo folclórico agendado para este ano. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Batalha e pela Federação do Folclore Português, conta com a participação de 124 ranchos folclóricos, envolvendo cerca de 750 figurantes em representação das várias regiões do país.
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória será o cenário de um desfile que apresentará um importante legado etnográfico de Portugal.
A par da mostra de trajos, a Autarquia, promove, com o apoio das empresas da especialidade, o I Festival Pirotécnico da Batalha, a decorrer na noite de 28 de Maio, onde se pretende divulgar a arte pirotécnica com uma forte tradição na Batalha.
Uma alvorada a assinalar o Festival Pirotécnico marca o início das actividades no dia 28, Sábado, havendo nova alvorada, às 14h30, de boas vindas aos participantes da XI Exposição Nacional de Trajo ao Vivo.
Pelas 22 horas terá início o Festival Pirotécnico, seguindo-se depois o Desfile Etnográfico a decorrer junto ao Mosteiro.
No Domingo, dia 29, a partir das 15h30, a Vila da Batalha receberá em diversos locais a realização de vários quadros etnográficos, onde se pretende recriar alguns apontamentos históricos dos séculos passados, nomeadamente nas componentes do trabalho e do lazer.
Pelas 17h30 uma alvorada final marcará o encerramento das actividades.
Adiante-se ainda que este evento conta com o apoio da Associação de Folclore da Região de Leiria - Alta Estremadura, dos Ranchos Folclóricos do Penedo, Rosas do Lena e Lavadeiras do Vale do Lena, Região de Turismo Leiria/Fátima, AMLEI, Leader +, Semanário Região de Leiria e Rádio Batalha.