Autarquia e IPPAR assinam protocolo de recuperação da Ponte de Boutaca

Terça, 17 De Maio De 2005

Autarquia e IPPAR assinam protocolo de recuperação da Ponte de BoutacaA Câmara Municipal da Batalha e o Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) assinaram um protocolo de colaboração para a conservação e valorização da Ponte de Boutaca.
O documento estipula que o IPPAR será o único promotor da obra, recorrendo a financiamentos do Programa Operacional da Cultura, medida 1.1, tendo ainda a responsabilidade pelas obras de conservação, restauro e valorização que venham a ser definidas para o monumento.
A Autarquia batalhense compromete-se em continuar a assumir as actividades de gestão corrente no Imóvel de Interesse Público, após a conclusão das obras de beneficiação, o que inclui a limpeza e todos os serviços necessários para permitir a sua abertura ao público, assim como dinamizar o espaço através da organização de eventos culturais.
Esta intervenção permitirá a recuperação deste monumento, conhecido pelos seus característicos edifícios que serviram, em tempos, de habitação a portageiros, que irão acolher actividades culturais, contribuindo para a reanimação do espaço.
A execução da obra prevê um investimento total de 922.160,74 Euros que irá decorrer em duas fases. A primeira parte da intervenção procederá à substituição da cobertura, tratamento de vãos, rebocos interiores e exteriores, elementos pétreos exteriores e fornecimento do mobiliário necessário à função expositiva. Na segunda etapa estão previstas obras de pavimentação, execução de valetas, limpeza de elementos pétreos, iluminação, estabilização de contrafortes e introdução de sinalética.
Refira-se que o IPPAR apresentou, em 2003, um Estudo Prévio de valorização da Ponte de Boutaca que incluía um conjunto de projectos com vista a recuperar e revitalizar o monumento, assim como toda a sua área envolvente.