Apresentação do Diagnóstico da Agenda Local XXI na Batalha

Quinta, 14 De Junho De 2007

Apresentação do Diagnóstico da Agenda Local XXI na BatalhaA iniciativa, que decorre no dia 21 de Junho, às 21h00, no Auditório Municipal da Batalha, terá início com a visualização do filme "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore, documento que aborda a problemática das alterações climáticas, procedendo-se de seguida à apresentação e discussão do Diagnóstico da Agenda Local XXI.
Refira-se que a Agenda Local XXI é um instrumento que visa a promoção do desenvolvimento sustentável do Concelho da Batalha, num processo em que o Município actua em parceria com todos os sectores da sociedade, designadamente nas vertentes social, ambiental e económica.
A Agenda Local XXI tem como génese a Conferência do Rio de Janeiro de 1992 sobre Ambiente e Desenvolvimento e, neste contexto, as Autarquias foram incentivadas e desafiadas a promoverem a sua própria agenda para a sustentabilidade, sendo que como principais inovações deste projecto são referenciados os métodos de trabalho e a nova concepção de desenvolvimento local.
O Município da Batalha actua, assim, activamente com outros actores, tais como outros sectores da administração pública, empresários e representantes do tecido produtivo, técnicos especialistas nos vários sectores do conhecimento, associações sócio-culturais e ambientais, escolas, universidades, cidadãos lideres de opinião e o cidadão comum.
O objectivo final centra-se numa nova concepção de desenvolvimento local. Os princípios que visam consistem em acautelar os recursos e o sistema necessário à vida, tornar o tecido económico local mais forte e competitivo, alcançar comunidades socialmente mais justas e integradoras, proteger e valorizar o património natural e aumentar as capacidades cívicas e de governação local.
Refira-se que o desenvolvimento do Diagnóstico da Agenda XXI Local da Batalha envolve o ISLA de Leiria, do Curso de Engenharia da Energia e do Ambiente.

Top