Sexta, 18 De Novembro De 2005

Ambiente e população idosa são as grandes áreas de intervenção nos próximos anosOs novos eleitos locais do Município da Batalha foram empossados nas novas funções autárquicas. António Lucas, presidente reeleito nas últimas eleições do passado mês de Outubro, apontou as duas grandes áreas de intervenção da Edilidade para os próximos quatro anos: o Ambiente e a população mais idosa.
De acordo com o Edil, a área do ambiente assume-se de particular interesse para a qualidade de vida de todos os munícipes, nomeadamente nas questões ligadas ao saneamento básico (que no Concelho da Batalha apresenta uma taxa superior a 70%), à prevenção dos fogos florestais, estando prevista a criação de uma Brigada Florestal e a implementação do PMIF e ainda o continuar do investimento no que toca ao rejuvenescimento do sistema de abastecimento de água, tendo António Lucas especificado que será necessário proceder a obras significativas no que toca à qualidade da rede de abastecimento pública.
No domínio da população idosa, o responsável pelo município defendeu que esta aposta se deve ao facto de serem a camada da população mais desprotegida e que por isso mesmo, importa defender. Desta forma, foram avançadas duas medidas a implementar nos próximos quatro anos, nomeadamente a criação das Farmácias Sociais, que passa pela entrega dos medicamentos que já não se usam mas que estão na validade para que os mesmos possam ser aproveitados pelos mais carenciados, bem como na adopção do projecto S.O.S. Vizinhos, também vocacionado para os seniores.
Lucas apontou ainda como medida a por em marcha a possível utilização de espaços públicos devolutos, nomeadamente algumas escolas, poderem vir a ser utilizados como Centros de Convívio e zonas de lazer para os mais velhos.
Perante a plateia, o presidente da Câmara afirmou ainda que "é para continuar o excelente relacionamento da Edilidade com as forças vivas do Concelho, nomeadamente as Escolas, os Bombeiros, a GNR e as Colectividades". O que interessa, continuou o responsável, "é que continuemos a trabalhar em prol do desenvolvimento sustentado do Concelho, numa base de diálogo permanente e proveitoso para os munícipes".
Criticando o documento do Orçamento de Estado para 2006, o Edil explicou que as Autarquias, "nomeadamente a da Batalha, vão ser prejudicadas com a retirada de algumas verbas até agora suportadas pelo Estado Central". No caso concreto, a Câmara da Batalha receberá cerca de 200 mil Euros a menos. "Numa casa como esta, esse dinheiro faz muita falta para a implementação de projectos que beneficiam as pessoas".
Foi ainda defendido pelo Presidente empossado que o próximo Quadro Comunitário de Apoio (o IV) poderá vir a tornar-se como um instrumento de bastante utilidade para as Autarquias, e que constitui nesta altura uma esperança para todos os autarcas.

O novo Executivo Camarário é composto pelos seguintes nomes:

António José Martins de Sousa Lucas (Presidente);
Carlos Alberto Oliveira Henriques (Vice Presidente);
António dos Reis Ferreira;
Paulo Jorge Frazão Batista Santos;
Graça Maria Henriques Pereira;
Francisco José Meireles Cardoso;
Maria de Fátima Gomes F. Gaspar;

A Assembleia Municipal é presidida por Francisco Manuel Graça Freitas, sendo Secretários Colette Pedrosa de Sousa e Júlio da Silva Rodrigues.