EFFMISO EFFMIS - Projecto Europeu de Monitorização dos Incêndios Florestais usando Sistemas de Informação é um projecto de capitalização do INTERREG IVC que decorre entre 1 de Novembro 2010 e 30 de Outubro de 2012. O projecto destina-se à troca de boas práticas sobre a utilização dos sistemas de informação para uma detecção rápida e uma gestão eficiente dos incêndios florestais, para a avaliação dos seus impactos e para a implementação de acções de recuperação de áreas ardidas. O EFFMIS vai incidir sobre a troca de boas práticas entre regiões e procurar desenvolver planos de acção regionais que deverão definir a melhor forma de cada região tirar proveito dos sistemas de informação para proteger as suas florestas contra os incêndios.

 

O Município da Batalha entrou oficialmente no projecto a 02/11/2011. O projecto envolve instituições públicas e universidades de 9 países europeus e permite ao município dar a conhecer e partilhar os seus conhecimentos e práticas em termos de gestão dos espaços florestais ao nível nacional e internacional, ao mesmo tempo que adquire novos conhecimentos sobre as técnicas utilizadas na Europa em termos de defesa da floresta contra incêndios e que são partilhadas pelos parceiros do projecto.
O projecto envolve a participação dos actores locais e regionais com competências ao nível da defesa da floresta contra incêndios, com o intuito de concertar o envolvimento não só do Município da Batalha, mas também das instituições nacionais que podem partilhar, conhecer e adoptar as boas práticas europeias em termos de prevenção de incêndios florestais.

 

Mais informações sobre o projecto podem ser obtidas através do endereço oficial em www.effmis.eu

Top