No âmbito da passagem da tempestade Kristin no concelho da Batalha, foi ativado o Plano Municipal de Emergência no dia 28 de janeiro de 2026, às 06h00, e desativado no dia 23 de fevereiro de 2026, às 18h00.
Para mais informação, disponibilizam-se: o relatório de análise técnica à resposta operacional, e a análise detalhada da gestão de crise, mobilização e reconstrução do Município da Batalha.
-
Início
-
Áreas de Intervenção
-
Proteção Civil
- Plano Municipal de Emergência
Plano Municipal de Emergência
![]()
A atividade da Proteção Civil deve ser coordenada, eficiente e oportuna, sendo para o efeito elaborados Planos de Emergência (n.º 2 do artigo 50º da Lei 27/2006, de 3 de Julho).
O Plano Municipal de Emergência é um plano que visa responder à generalidade das situações de emergência e constitui um documento flexível, de permanente atualização, que serve de orientação para os Serviços Municipais de Proteção Civil. Este plano é ativado em situação de acidente grave, catástrofe ou calamidade, e tem como principais objetivos a minimização de prejuízos e perdas de vidas e o restabelecimento da normalidade. A ativação do plano é da competência do Presidente da Câmara Municipal, sendo as operações de Proteção Civil desencadeadas pela Comissão Municipal de Proteção Civil.
O Plano Municipal de Emergência do Concelho da Batalha está em vigor desde Maio de 1998 e já teve duas atualizações, janeiro de 2006 e abril de 2010, tendo merecido o parecer favorável da Comissão Nacional de Proteção Civil a 20/10/2010.
- Tempestade Kristin - 2026