Segunda, 29 De Julho De 2013
De 10 a 15 de Agosto, a Batalha está em festa. A presente edição dos festejos traz consigo a gratuitidade no acesso aos espectáculos, que decorrem de 12 a 15 de Agosto, no Campo de Futebol António Gomes Vieira. Os festejos iniciam-se no dia 10, Sábado, às 19h00, com a realização do Torneio de Futebol Inter-freguesias “São Nuno de Santa Maria”, no Relvado Sintético, decorrendo às 21h30, na Praça D. João I, a XXVIII Gala Internacional de Folclore, numa organização do Rancho Folclórico Rosas do Lena. Participam nesta actividade, para além do grupo anfitrião, os seguintes agrupamentos: Grupo Folclórico da Jordânia – Ásia, Grupo Etnográfico da Areosa – Minho, Grupo de Danças Indianas – Ásia, Grupo Típico "O Cancioneiro de Águeda" - Beira Litoral e Ballet Folclórico de Danças das Caraíbas - Ilha de Martinica, América do Sul.
No dia seguinte, 11 de Agosto, Domingo, tem lugar no mesmo espaço da Gala, a reconstituição do Mercado do Século XIX da Batalha, num evento de junto sete agrupamentos folclóricos da região e proporciona ao público uma autêntica viagem ao passado. A reconstituição do Mercado vai contar ainda com animação de época pelo Grupo “Te-ATO”. No total, a reconstituição do mercado do século XIX reúne cerca de 300 figurantes que demonstrarão as artes e os ofícios do antigamente, com possibilidade de adquirir também produtos locais.
No dia seguinte, 12 de Agosto, os festejos decorrem no Campo de Futebol António Gomes Vieira, onde quatro bandas da Batalha, se associarão ao Dia Internacional da Juventude. “Saída de Emergência”, End Land”, Second Hand Speech” e “O Penedo” são as bandas convidadas que se apresentarão nas Festas da Batalha, estando o terminus da noite a cargo do DJ Nuno Carreira, da 94 Rádio.
A noite do dia 13 de Agosto, promete arrancar também em força, desta feita com um dos grupos que tem feito sensação nesta temporada, de seu nome “Cicklone”. O concerto tem início às 22h00, prosseguindo depois a animação a cargo do DJ Mister M, da 94 Rádio.
As cerimónias do Feriado Municipal, a 14 de Agosto, arrancam às 12h00 na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha, onde os serão assinalados os 628 anos sobre a Batalha de Aljubarrota, com cerimónias civis e militares. O programa decorre, depois, às 15h30, na Galeria Mouzinho de Albuquerque, com a inauguração da exposição fotográfica “A Batalha”, da autoria do consagrado fotógrafo Luís Azevedo. Este trabalho surge como um desafio que pretende reinterpretar os objectos de luta da Batalha Real numa perspectiva ficcionada, conta na totalidade com 94 fotografias que estarão expostas na referida Galeria e no Hotel Mestre Afonso Domingues, parceiro desta exposição.
Às 16h00, tem lugar no Auditório Municipal a Sessão Solene do Dia do Município, que contará com uma alocução histórica pelo Professor Doutor Saul António Gomes, sobre a Batalha Real. A cerimónia prosseguirá depois com a atribuição dos prémios aos vencedores da primeira edição do concurso “Batalha – Empreender Turismo”, prosseguindo-se com a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal.
A Sessão solene terminará com o descerramento de uma placa que atribuirá o nome do consagrado historiador e etnógrafo batalhense José Travaços Santos, à Biblioteca Municipal concelhia que integra a Rede de Bibliotecas UNESCO.
Pelas 18h30 tem lugar no Pavilhão Multiusos mais uma edição do Encontro Anual de Emigrantes do Concelho da Batalha, tendo início às 22h00, o concerto com a “Quinta do Bill”. Cabe a Miguel Chagas e a Paulo Granada, encerrarem a noite na tenda DJ.
O último dia dos festejos, feriado nacional, inicia-se às 09h30 com uma caminhada de 4 quilómetros aberta a toda a população, decorrendo à mesmo hora a VI edição da Prova de Atletismo “Batalha – Jovem”. Uma hora depois, junto à Capela de São Jorge, incia-se o Grande Prémio de Atletismo Mestre de Avis, sendo esperados mais de três centenas de atletas.
A tarde compreende jogos tradicionais, animação de rua e desfile de cabeludos pelas ruas da Vila, decorrendo às 19h00, no Campo de futebol sintético, a final do Torneio de Futebol São Nuno de Santa Maria.
Às 22h00, é a vez de uma bandas mais importantes do país, os GNR, subirem ao palco das Festas.
Registe-se ainda que no recinto dos concertos estarão presentes as associações concelhias com tasquinhas tradicionais e no Largo Cónego Simões Inácio, decorrerá a VI Mostra das actividades económicas do Concelho.
Toda a programação pode ser seguida através do site www.festasdabatalha.com
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt