Quinta, 02 De Maio De 2013
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha recebe no dia 3 de Maio, Sexta-feira, às 21h30, mais um convidado para uma tertúlia informal aberta a toda a comunidade. Cláudio Oliveira, professor e formador, vem apresentar uma temática que tanto interesse tem suscitado nacional e internacionalmente.
Que razões levaram às destruições em torno do Mosteiro da Batalha (o casario, a Igreja de Santa Maria-a-Velha, o rendilhado de cantaria que envolvia o monumento). E - não menos controversa questão – porque se construiu a Estrada Nacional n.º 1 que passa mesmo em frente ao Mosteiro e que tanto contribui para a degradação do monumento?
O convidado desta segunda tertúlia do Museu investigou sobre este assunto. A sua dissertação intitulada "Estado Novo e a nova malha urbana e viária do Mosteiro da Batalha" dá o mote para a temática em discussão.
A polémica reestruturação da Vila durante esta época, as construções e as destruições e o impacto na vida das pessoas serão alguns dos assuntos a abordar em mais uma interessante tertúlia que se espera participativa e informal. A conversa é aberta a todos os interessados.
A participação é gratuita.
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt