Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Acção Social com grande destaque no Orçamento para 2013

Quinta, 20 De Dezembro De 2012

Foi aprovado com cinco votos a favor e uma abstenção, o Orçamento e o Plano Plurianual de Investimentos do Município da Batalha para 2013, num valor total que ascende a 10,8 milhões de euros, sendo que 7.175.783 € correspondem a despesa corrente e 3.806.531€ a despesa de capital.


A drástica redução das receitas municipais e a exigência ao nível da consolidação das contas públicas, bem como os condicionalismos da actual conjuntura económica conjugados com a manutenção dos níveis do endividamento líquido, (Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso), ditam que o orçamento aprovado reduza, comparativamente ao ano transacto, cerca de 5 milhões de Euros.

Para fazer a esta redução orçamental, António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha defende que “o exercício de 2013 será de maximização dos fundos provenientes do QREN que, registe-se, representam a maior rúbrica da receita de capital e a mais importante fonte de financiamento externa do investimento público autárquico, com 59% das transferências de capital. Percentagem que evidencia bem, a importância deste instrumento de coesão económico e social ao nível do financiamento dos investimentos municipais e que potenciou a injeção de liquidez na economia real. Registe-se ainda que cerca de 85% das obras financiadas no âmbito dos diversos programas comunitários se encontram executadas”.


Prosseguindo com a política instituída há vários anos de racionalização dos recursos financeiros, humanos e logísticos, as principais rúbricas do investimento plasmadas no Orçamento do Município são as seguintes: Ordenamento do Território (33,7% do total de Investimento a realizar), Desporto Recreio e Lazer (30,3%) e a Educação, com 13,2%.


Destaca-se, ao nível do peso relativo do Desporto, Recreio e Lazer, a conclusão do Pavilhão Gimnodesportivo Municipal da Golpilheira e, no domínio do Ordenamento do Território, os custos com o a requalificação do Largo Infante D. Henrique e zona envolvente.

Uma das grandes apostas do Município das Batalha ao nível da sua orientação estratégica para 2013, recai na Acção Social e na Saúde, com o intuito de minorar os reflexos sentidos pela grande generalidade das famílias face ao contexto económico e social adverso. Desta forma, o Município da Batalha vai implementar e reforçar novas parcerias envolvendo a Rede Social, a C.P.C.J. as IPSSs, os Bombeiros, entre outros parceiros locais e regionais.


António Lucas, destaca a implementação em 2013, do Programa V.O.A. – “Ver e Ouvir para Aprender” que consiste no apoio do Município da Batalha ao diagnóstico, consultas e apoio na aquisição de óculos e próteses auditivas para crianças do 1º C.E.B. e que se constituirá como uma grande ajuda para as famílias mais carenciadas do concelho, atendendo aos custos habituais da aquisição de óculos e de aparelhos auditivos.


A par da implementação do V.O.A., que conta com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola da Batalha, o Município implementará mais dois novos projectos de grande importância; o Projeto “Mobilidade Sénior” que assumirá a comparticipação dos transportes ao nível da acessibilidade à reabilitação/fisioterapia para a população idosa e o Projecto “O.T.L. Sénior _ Artes, Expressões e Jogo” destinado a criar iniciativas de ocupação de tempos livres para idosos, com uma equipa multidisciplinar de animação, comum às IPSSs concelhias.


Para além destas novas abordagens, o Município da Batalha vai manter todos os programas de Acção Social, designadamente com os Programas Ginástica Sénior, Novas Primaveras, Informática para séniores e infoexcluídos, Banco Local de Voluntariado, atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, comparticipação de medicamentos, entre outros.


No entender de António Lucas, “faz todo o sentido, atendendo aos pedidos de ajuda que o Município tem recebido fruto da conjuntura extremamente difícil que as famílias atravessam, que a Acção Social e estes projectos possam ser implementados rapidamente no terreno, devidamente sustentados por critérios equitativos, para que os munícipes sejam auxiliados”.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt