Terça, 20 De Novembro De 2012
O Município da Batalha e o Museu da Comunidade Concelhia organizam no dia 24 de Novembro, Sábado, com início às 14h30, nas instalações da Associação Recreativa Batalhense, na Batalha, a VII edição do Fórum do Associativismo da Batalha.
“Associativismo em tempos de crise: Que respostas e estratégias?” é a temática escolhida para a discussão deste ano, que pretende de uma forma directa ir ao encontro das preocupações que dos dirigentes associativos face à actual conjuntura económica.
O VII Fórum do Associativismo vai contar com a experiência da Associação Cultural “Materiais Diversos”, de Minde, pela voz de Tiago Guedes, o director artístico do Festival com o mesmo nome da associação. Um festival de artes performativas que teve há bem pouco tempo a sua quarta edição, levando a Alcanena, Minde e Torres Novas, artes performativas como a dança, o teatro e a música. Um excelente exemplo de uma actividade bem conseguida, que alia a modernidade e a tradição, resultando num projecto apreciado e valorizado pela comunidade onde a associação está inserida.
O Encontro dará lugar ainda à apresentação do “Manual do Dirigente Associativo Voluntário - 100 Perguntas/100 Respostas”: Na cerimónia estarão presentes Maria João Santos e Sérgio Pratas, autores deste título indispensável para quem desenvolve actividade no seio do associativismo. A obra, apoiada pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), aborda informações úteis e bastante práticas relativas à orgânica das associações, desde a sua formação ao funcionamento, passando pelo aspectos jurídicos e contabilísticos fundamentais, numa linguagem rigorosa e clara.
A VII edição do Fórum do Associativismo da Batalha contempla ainda a assinatura dos Protocolos de Apoio Municipal ao Associativismo, terminando com uma visita guiada ao Museu da Comunidade Concelhia.
As inscrições, gratuitas, devem ser efectuadas até ao dia 21de Novembro, através do telefone 244 769 878, fax: 244 769 111, e-mail: geral@museubatalha.com
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt