Segunda, 28 De Maio De 2012
O Município da Batalha, em conjunto com a EDP Distribuição, vai implementar em 2012 o projecto InovGrid. Na prática, o projecto consiste na instalação no domicílio dos clientes, de modernos contadores de energia que assumem a figura do “gestor inteligente” adoptando a função de elo de ligação dos consumidores à rede inteligente de energia.
Entre outras funcionalidades, o equipamento permite que os clientes da EDP possam medir em tempo real os consumos efectivamente gerados e, em função dos mesmos, e adoptem comportamentos e mecanismos de gestão da energia, obtendo, de acordo com dados da EDP, ganhos de eficiência energética na ordem dos 4%. Tarifários mais flexíveis e adequados aos consumos dos clientes e alterações contratuais realizadas remotamente, são outras das vantagens enunciadas com este projecto.
Depois de aplicado em Évora, em 2010, o InovGrid vai ser implantado no Concelho da Batalha, com grandes expectativas ao nível dos resultados a obter e na economia que pode gerar ao nível da redução da facturação domiciliária da energia.
A concretização deste projecto na Batalha vai arrancar no segundo semestre de 2012, traduzindo-se na instalação de 10.000 smart meters (equipamentos similares aos contadores).
Refira-se ainda que na aplicação do projecto em Évora, que envolveu 30.000 utilizadores, os dados foram monitorizados pela empresa Qmetrics e validados pela Universidade Nova, tendo sido comprovado que os clientes obtiveram ganhos na ordem dos 4% de eficiência energética.
Para António Lucas, Presidente do Município da Batalha, a escolha deste Concelho pela EDP Distribuição a nível nacional como o segundo a ver implementado este projecto, “reforça a profunda transformação no mercado doméstico de consumo de energia e abre um novo capítulo ao nível das chamadas redes inteligentes, que aproximam e envolvem os clientes no processo de consumo energético”.
Para o Edil, “a instalação dos equipamentos nas residências dos 10.000 batalhenses vai concretizar-se num maior controlo destes sobre os seus consumos, num processo activo e que abre enormes perspectivas no âmbito das soluções para a mobilidade eléctrica, promovendo a sustentabilidade ambiental”.
A instalação no Concelho da Batalha, em 2012, de 90 luminárias públicas a leds, é bem um exemplo dessa preocupação ambiental e económica, bem como o apetrechamento das redes de iluminação pública, já concretizado na sua totalidade, através da instalação de relógios astronómicos que permitem também, sem perda de qualidade e segurança, uma redução significativa dos consumos registados, sem recorrer ao desligamento de focos luminosos.
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt