Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Rota das Pedreiras Históricas

Quinta, 06 De Janeiro De 2011

O Município da Batalha vai criar a "Rota das Pedreiras Históricas" para dar a conhecer os locais de onde foi extraída a pedra para a construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
A rota, de cerca de nove quilómetros, vai contemplar a passagem por três pedreiras, na freguesia do Reguengo do Fetal, das quais estudos científicos comprovam que foi retirado o calcário para as diferentes fases de execução do Mosteiro, como também para a sua recuperação, após o terramoto de 1755.
O objectivo é criar nestes locais, onde a extracção de pedra há muito deixou de ser feita, pequenos espaços interpretativos para explicar como era feita a exploração da rocha que, depois, era levada em carros de bois para o mosteiro, de forma a que as pessoas fiquem com uma ideia mais real do que, efectivamente, se passou há seis séculos atrás.
A Rota das Pedreiras Históricas vai incluir as pedreiras de Valinho do Rei, Pidiogo e Reguengo do Fetal, cuja classificação como interesse público está em curso, processo que sucede aos estudos que confirmam que os espaços alimentaram a construção do monumento, iniciada no século XIV, após a vitória dos portugueses sobre os castelhanos na Batalha de Aljubarrota.
Dentro de dois anos pretende-se que o percurso esteja concluído e pronto a receber os primeiros visitantes.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt