Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

8ª Feira do Livro e do Jogo da Batalha

Sexta, 05 De Junho De 2009

8ª Feira do Livro e do Jogo da BatalhaDecorre de 9 a 14 de Junho, junto ao Mosteiro da Batalha, das 11h00 às 23h00, a 8ª edição da Feira do Livro e do Jogo.
O evento, inclui este ano, de 12 a 14, o 1° Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes, iniciativa integrada no âmbito das comemorações dos 50 anos da Biblioteca Itinerante da Batalha.
Participam na 8ª edição da Feira do Livro e do Jogo 9 livrarias, estando representadas as principais editoras do País. Já no que concerne aos jogos, destaque para a presença das principais novidades nesta área.
Aponte-se que com a realização desta iniciativa, o Município da Batalha oferece a cada aluno do Pré-Escolar e do 1° Ciclo, um Cheque-livro no valor de €2,5, para que o mesmo possa ser descontado na aquisição de livros ou jogos. Referência também para a animação do evento que apresentará espectáculos de grande qualidade, com grupos como Teatro do Montemuro, Face Invaders, Funfarra, Teatro ao Largo, entre outros.
Tal como apontado, de 12 a 14 de Junho, estarão presentes na Batalha, na Praça Mouzinho de Albuquerque, algumas das principais Bibliotecas Itinerantes do nosso país, estando asseguradas as presenças das Bibliotecas da Comunidade de Madrid e de Léon, de Espanha.
Na Sexta-feira dia 12, às 18h30, o Município da Batalha fará a apresentação da nova Biblioteca Itinerante que passará a servir a população de todo o Concelho.


Programa da 8ª Feira do Livro e do Jogo da Batalha

3ª feira > 9 Junho > 09h30 > Sessão de Contos "Mariazinha, a contadora de Histórias"
Maria João Lopo de Carvalho, escritora, dramatiza na primeira pessoa a história, "Mariazinha, a contadora de Histórias", numa acção dirigida aos alunos de 3° e 4° anos do Ensino Básico. Para os alunos do Pré-escolar, 1° e 2° anos do 1ª ciclo, estão reservadas várias histórias dramatizadas pela Bibliotecária de Pombal, Sónia Fernandes.

3ª feira > 9 Junho > 21h30 (ESTREIA NACIONAL) Teatro Regional da Serra de Montemuro > Presos por uma Corrente de Ar
Os instrumentos de sopro voltam à rua, com a imponência da cenografia a marcar as praças, jardins e pátios das cidades e o trabalho dos actores será mais uma vez rigoroso e profissional. A 9 de Junho o Teatro do Montemuro estreia o espectáculo "Presos por uma corrente de Ar". "Imaginem uma praça no meio da cidade. Uma banda filarmónica e um Presidente que quer lançar a primeira pedra de uma grande obra. Imaginem quatro personagens, quatro presos a cumprir a pena em serviço comunitário, com o objectivo principal de "erguer" uma estátua integrada numa candidatura a Património da Humanidade.

4ª feira > 10 Junho > 21h30 > Música > Funfarra
É um projecto recente que vem criar um novo espaço sonoro no panorama nacional. Uma formação pouco comum que se agarra à sonoridade forte e vibrante dos sopros, um pouco à imagem das brass-bands norte-americanas. Considerando o público como uma mais-valia para o espectáculo, a FunFarra apresenta-se com uma dinâmica capaz de proporcionar, durante as suas actuações, momentos de pura diversão e entretenimento, fruto da interacção, da sonoridade vibrante que produz e de um repertório bastante apelativo.

5ª feira> 11 Junho > 21h30 > O baile dos candeeiros > Radar 360°
Inspirada em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60, esta criação foi buscar inspiração ao famoso: "Baile dos cinco candeeiros".
Originalmente criado na Foz do Douro, este baile era local de convívio, local de encontro, de amores, de danças e aventuras. No seu interior, muito mais do que cinco candeeiros a petróleo iluminavam o espaço, no Gira-Discos a 33 rotações passavam as músicas da moda. Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos. Ganham características dos espaços que habitam. Acendem, apagam, respiram, dançam, interagem, reagem.

6ª feira > 12 Junho > 09h30 (Auditório Municipal) > Conferência > As Bibliotecas Itinerantes no Séc. XXI: que desafios, estratégias e públicos
Presentes como principais oradores nesta conferência, estarão Ian Stringer, membro da IFLA e especialista sobre Bibliotecas e Roberto Soto Aranz, Presidente da ACLEBIM - Asociación de Profesionales de Bibliotecas Móviles (Espanha). Debater o futuro das bibliotecas móveis, as estratégias de captação de públicos e os programas / acções a adoptar, são alguns dos objectivos desta iniciativa. Inscrições gratuitas até 1 de Junho, através do email: biblioteca@cm-batalha.pt

6ª feira > 12 Junho > 21h30 > As Justiceiras > Teatro ao Largo
‘As Justiceiras’ é uma nova tradução, de Pureza Pinto Leite, da comédia irreverente, ‘As Mulheres da
Assembleia’, escrita no Séc. V A.C., do Mestre Grego Aristófanes. Mantendo-se fiel ao texto original, a
nossa versão é transportada da Grécia Antiga para uma aldeia portuguesa nos anos 70, onde os temas
centrais têm especial relevância.


Sábado > 13 Junho > 21h30- Cristina Maria lança > "O Outro Lado" > Fado
Com uma carreira auspiciosa no género musical do Fado, Cristina Maria lança na Batalha, a nível nacional, o seu trabalho intitulado "O Outro Lado".Numa grande produção musical, a fadista será acompanhada por: Custódio Castelo, na Guitarra Portuguesa, Carlos Garcia na Guitarra clássica e Carlos Menezes no Contrabaixo. Tendo começado a cantar fado há 5 anos, a fadista já actuou em vários países da Europa e no Brasil. Um concerto a não perder, junto ao Mosteiro.

Domingo > 14 Junho > 15h30 >Face Invaders - Artelier
Um espaço de folia infanto-juvenil, a primeira discoteca salão de Coifurre e caracterização. Um espaço de Dança, caracterização festiva, onde ao som de Música, se criam penteados, decoram-se cabeças e pintam-se as caras. Sai
com um novo estilo...



Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt