Hoje, dia 30 de Julho, decorreu na Sala de Sessões da Câmara Municipal da Batalha a homologação do contrato de financiamento ao projecto apresentado pela Santa Casa da Misericórdia da Batalha e que consiste na criação de uma "Unidade de Apoio Integrado", num processo orientado pela Autarquia Batalhense e que envolve um investimento total de 1 milhão e 100 mil Euros, atingindo a comparticipação estatal um montante de quase 300 mil Euros.
Na cerimónia, estiveram presentes os Secretários de Estado Adjuntos dos Ministros da Saúde e da Presidência, respectivamente, Adão e Silva e Feliciano Barreiras Duarte, para além do Governador Civil de Leiria e de outras entidades distritais e regionais ligadas à área da Saúde.
Para António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, o contrato assinado «permitirá colmatar uma lacuna há muito sentida neste Concelho, traduzindo-se a Unidade de Apoio Integrada por um conjunto de respostas extremamente válidas na área da saúde e que contribuirão a breve para aumentar a qualidade de vida da população do nosso concelho».
Não obstante os cortes orçamentais sentidos por todos, em particular pelas Autarquias, o Edil destacou «a prontidão e a celeridade dados a este processo, apontando a excelente articulação havida entre os vários intervenientes do processo, evidenciando este governo com a comparticipação cedida uma clara preocupação social».
Adão e Silva, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, começou por destacar «o excelente projecto apresentado pela Autarquia da Batalha ao nível da constituição da Unidade de Apoio Integrado a funcionar no Ex-Hospital das Brancas».
Numa altura em que a generalidade da população portuguesa está a envelhecer, disse Adão e Silva, «este Governo assume claras preocupações relativamente às questões sociais, sendo nesta matéria as Unidades de Apoio Integrado um "conceito" que urge implementar».
A Batalha, referiu ainda o Secretário de Estado, «está claramente na vanguarda deste tipo de resposta médica e o Governo, com a decisão em apoiar a Misericórdia neste percurso acredita, claramente, que este projecto chegue a bom porto», acrescentou o responsável.
Sobre o Projecto "Unidade de Apoio Integrado" a instalar no antigo Hospital das Brancas
O Projecto da "Unidade de Apoio Integrado", conduzido pela Câmara Municipal da Batalha e cuja Entidade proponente é a Santa Casa da Misericórdia, visa a adaptação de um dos blocos do ex-Hospital Psiquiátrico localizado no lugar de Brancas, freguesia da Batalha, destinado à instalação de Unidade de Apoio Integrado (UAI), vocacionada para o internamento de estadia média e/ou prolongada, com uma capacidade para 22 camas.
Esta Unidade, pretende fomentar respostas dirigidas aos cuidados de saúde e sociais prestados aos doentes em situação de dependência transitória (até ao limite máximo de 185 dias), potencialmente recuperáveis. O Projecto está, assim, inscrito nas tipologias "Unidade de Internamento de estadia média e prolongada", e "Unidade de Saúde familiar, incluindo cuidados no domicílio e integrando cuidados de medicina geral e familiar e cuidados de enfermagem".
No âmbito da candidatura apresentada, está prevista a criação de 18 postos de trabalho e a realização de um conjunto de acções de formação profissional.
Refira-se que a candidatura a este projecto inovador foi apresentada no âmbito do Programa Operacional da Saúde, "Saúde XXI", Medida 3.1.