A Câmara Municipal da Batalha promoveu no passado dia 14 de Abril uma sessão para a criação do Banco Local de Voluntariado, tendo celebrado para o efeito um Protocolo de Colaboração com o Concelho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNVP).
O documento, que formaliza o compromisso de desenvolvimento do voluntariado no Concelho da Batalha, preconiza o voluntariado como um conjunto de acções de interesse social e comunitárias realizadas de forma desinteressada por pessoas, ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.
O Banco Local de Voluntariado da Batalha assume-se como uma estrutura de apoio que visa facilitar e potenciar a mobilização face ao voluntariado, proporcionando um espaço de aproximação entre pessoas interessadas e disponíveis para realizar uma actividade voluntária e entidades promotoras de voluntariado que pretendam enquadrá-las em projectos sociais concelhios. Segundo António Lucas "estamos na altura certa para avançar com a criação deste Banco, pois é especialmente em tempo de crise que se sente com mais intensidade a necessidade de sermos solidários".
A Câmara Municipal da Batalha, através do Gabinete de Desenvolvimento Social, é a entidade enquadradora do Banco Local de Voluntariado, competindo-lhe a coordenação do Banco a nível local, designadamente ao nível da recepção de candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado; da recepção de inscrições de entidades promotoras de voluntariado; selecção dos voluntários; encaminhamento destes para as entidades; acompanhamento da inserção dos voluntários nas entidades promotoras; sensibilização dos cidadãos para o voluntariado; divulgação dos programas e oportunidades de voluntariado e contribuição para o aprofundamento do conhecimento acerca do voluntariado.
Para além da Câmara enquanto entidade enquadradora, todas as entidades e instituições do concelho que exerçam actividades socialmente úteis, podem inscrever-se como entidades promotoras de voluntariado, fomentando a inserção de voluntários nos diversos projectos sociais. A Batalha conta com dois grupos de voluntariado já consolidados, nomeadamente os grupos do Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição e do Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal, também presentes na sessão de apresentação do Banco Local de Voluntariado e que acolheram com agrado a criação de uma estrutura local de apoio.
Com a inscrição no Banco, os voluntários passam a estar inscritos numa base de dados nacional, com direito a cartão de identificação de voluntário, formação específica por área de intervenção e muito importante, o seguro de voluntário, que lhes permite maior segurança no exercício da sua actividade voluntária.
Para efectuarem a sua inscrição, os voluntários, bem como as entidades promotoras, deverão dirigir-se à Câmara Municipal da Batalha.