A referência aparece no trabalho intitulado "Os Municípios e a Qualidade de Vida Em Portugal: Proposta Metodológica Com Vista À sua Mensuração e Ordenação", realizado por docentes da Universidade da Beira Interior, com a orientação do Professor Doutor José Pires Manso.
Na memória descritiva do estudo é proposto o desenvolvimento de uma metodologia original e inovadora, simples e exequível, capaz de integrar na mesma base de observação os distintos itens de análise dos factores explicativos do bem-estar das populações.
Recorrendo a técnicas de observação de dados que permitiram a análise de variáveis simples e elaboradas, o estudo observou dados distintos relativos às condições materiais, sociais e económicas verificas nos diferentes Concelhos do país.
A Batalha, num total de 278 Municípios, surge na 35ª posição, num ranking dominado nas primeiras posições pelos municípios da grande Lisboa e do Algarve.
Aponte-se que já em 2001, num estudo de grande dimensão efectuado pelo ISCTE em Portugal, o Concelho da Batalha surgiu mencionado como um dos Concelhos "bastante favoráveis" face às tipologias elencadas no estudo em causa, denominado "Municípios, Sustentabilidade e Qualidade de Vida".
O estudo pode ser consultado no seguinte endereço: http://www.dge.ubi.pt/pmanso/qualid_vida_pmanso_nuno.pdf