O Centro de Interpretação da Pia do Urso (CAIPU) comemora esta semana um ano de existência.
Esta infraestrutura, criada para apoiar os visitantes do EcoParque Sensorial da Pia do Urso e providenciar diversa informação turística do Concelho da Batalha, assume-se como um dos atractivos do Parque Sensorial, funcionando aos fins-de-semana e feriados.
Ainda assim, e apenas pelo Centro de Interpretação passaram, neste primeiro ano de funcionamento, vinte e dois mil visitantes, o que atesta o interesse que o EcoParque representa nesta região em termos turísticos e deixa antever um número bastante significativo quanto ao total de visitantes.
Aponte-se que o Centro de Interpretação funciona numa habitação tipicamente serrana e adaptada, de raiz, para o efeito. No interior, para além de diverso material turístico do Concelho da Batalha, está disponível para visualização um filme com conteúdos acessíveis, especialmente criado para invisuais e surdos, que dá a conhecer em pormenor o Parque Sensorial e os principais atractivos turísticos desta região. No Centro de Interpretação encontram-se ainda para venda diversas publicações do Município da Batalha, bem como merchandising alusivo EcoParque e uma exposição de artefactos de trabalho tipicamente serranos.
Na traseira do Centro de Interpretação encontra-se instalado um Miradouro Virtual, que proporciona uma visita multimédia aos principais pontos de interesse do Concelho, designadamente pelas áreas do património, gastronomia e turismo de lazer.
O EcoParque Sensorial da Pia do Urso, premiado pelo Turismo de Portugal, está localizado na Freguesia de São Mamede, no lugar de Portela das Cruzes, a 10 minutos de automóvel de Fátima e a 15 da Vila da Batalha.