Seiscentos e vinte e três anos depois, a Vila da Batalha vai ser o palco da reconstituição da Batalha de Aljubarrota, ocorrida no Planalto de São Jorge, em 1385.
"Batalha Medieval 1385", assim se chama o evento, resulta de uma organização conjunta do Município da Batalha, da Fundação Batalha de Aljubarrota e do Grupo Passado Vivo, e vai reunir nesta Vila, de 13 a 15 de Junho, na Batalha, dezenas de figurantes nacionais e estrangeiros que retratarão o ambiente medieval.
Torneios a cavalo, falcoaria, danças e animações medievais, apontamentos gastronómicos, artesanato, Tiro ao alvo com arco e um espaço infantil são algumas das atracções que esta representação medieval irá contar.
A realizar na Quinta do Crasto, num terreno adaptado especificamente para o efeito, a "Batalha Medieval 1385", pretende fazer reviver o quotidiano deste acontecimento marcante para a história de Portugal e para o surgimento da Vila da Batalha em redor do seu Mosteiro, erguido, recorde-se, em memória desta Batalha que opôs Portugueses e Castelhanos.
Programa:
6ª Feira, dia 13 de Junho:
18h00: Abertura de Portas do evento;
18h30: Abertura oficial pelas diversas entidades, começo de animação diversa (artes circenses, música itinerante, mercado etnográfico, tiro com arco, oficinas musicais, jogos populares até às 24h00).
19h00: Demonstração de Falcoaria e começo de funcionamento das Tasquinhas Medievais;
21h30: Exercícios de Perícia a Cavalo e combates apeados;
23h00: Malabarismo e cuspidores de fogo
00h00: Arruada final do dia e encerramento do evento.
Sábado, 14 de Junho:
18h00: Abertura de Portas do evento;
19h00: Falcoaria e começo de funcionamento das Tasquinhas Medievais;
21h30: Demonstração descritiva, passo a passo, das principais movimentações estratégicas da Batalha de Aljubarrota com oitenta figurantes em campo;
23h00: Malabarismo e cuspidores de fogo
00h00: Arruada final do dia e encerramento do evento.
Domingo dia 15 de Junho,
12h00: Abertura de Portas do evento;
12h30: Demonstrações e animações diversas (jogo do pau, artes circenses, música itinerante, mercado etnográfico, tiro com arco, oficinas musicais, jogos populares até às 18h00) e começo de funcionamento das Tasquinhas Medievais;
14h00: Demonstração de Falcoaria;
15h00: Lançamento da Revista "Nova Águia";
16h00: Exercícios e combates apeados - o Reencontro Final (com participantes nacionais e estrangeiros);
17h00: Malabarismo e artes circenses
17h30: Cerimónia de despedida e de Encerramento do Evento
Devido à realização deste evento, a circulação rodoviária nos acessos da Quinta do Castro sofrerão alguns constrangimentos, pelo que se solicita a melhor colaboração de todos.