A Vila da Batalha recebe no próximo Sábado, 15 de Março, com início às 17h30, uma acção de reflexão alusiva à temática do Património Cultural Português e sua ligação à Educação e ao Turismo.
Sob a coordenação do Professor Universitário José Cymbron e com a presença do General Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, nesta iniciativa serão analisados alguns textos literários da autoria de Miguel Torga, Jorge Dias, Carlos Queiroz entre outros escritores.
Marcarão também presença os alunos da Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), a quem caberá a animação musical deste encontro, a realizar no Auditório Municipal.
No seu "Diário", Miguel Torga escreveu o seguinte, em 1983: "As Capelas Imperfeitas. Vim contemplá-las novamente com a imaginação, como devia competir a todos os portugueses pelo menos uma vez na vida".
As actividades deste programa iniciar-se-ão com uma visita guiada ao Mosteiro, seguindo-se o descerramento de uma lápide alusiva à passagem de Miguel Torga pela Batalha. Depois, e já no Auditório da Batalha, têm lugar a apresentação de diversas comunicações, entre as quais a do general Ramalho Eanes.
Esta iniciativa resulta de uma iniciativa conjunta entre a Autarquia da Batalha e do Instituto Superior das Novas Profissões, de Lisboa sendo a participação dos interessados gratuita.