O Município da Batalha, em parceria com a Associação de Propaganda e Defesa da Região da Batalha (APDRB - Centro Infantil Moinho de Vento), a Segurança Social e o Centro de Saúde da Batalha, levaram a efeito diversas sessões sobre educação parental, destinadas a famílias sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Batalha (CPCJ) e pelo Núcleo Local de Inserção.
O projecto, denominado "AEIOU - Coordenadas da Educação Parental", integrou o Plano de Acção da Rede Social da Batalha e teve como objectivo geral a promoção da família e de hábitos de vida saudáveis, possibilitando aos participantes a aquisição de novas competências parentais capazes de atenuar o número de situações de risco entre crianças e jovens pertencentes a famílias disfuncionais.
Após a identificação das famílias pelos serviços sociais, procedeu-se a uma entrevista individualizada, com vista à recolha de informação sobre as temáticas a abordar e o interesse destas famílias em participarem.
O projecto arrancou com 10 famílias, sendo que nove são beneficiárias do Rendimento Social de Inserção e seis têm ou já tiveram menores com processo activo na CPCJ da Batalha.
As sessões, num total de seis, incidiram sobre a Alimentação e saúde oral / Acidentes domésticos - prevenção; Escola e Familia - a importância do estimulo / Epilepsia, Importância dos valores e dos afectos, Organização e economia doméstica e União Familiar.