A iniciativa, que decorre no dia 21 de Junho, às 21h00, no Auditório Municipal da Batalha, terá início com a visualização do filme "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore, documento que aborda a problemática das alterações climáticas, procedendo-se de seguida à apresentação e discussão do Diagnóstico da Agenda Local XXI.
Refira-se que a Agenda Local XXI é um instrumento que visa a promoção do desenvolvimento sustentável do Concelho da Batalha, num processo em que o Município actua em parceria com todos os sectores da sociedade, designadamente nas vertentes social, ambiental e económica.
A Agenda Local XXI tem como génese a Conferência do Rio de Janeiro de 1992 sobre Ambiente e Desenvolvimento e, neste contexto, as Autarquias foram incentivadas e desafiadas a promoverem a sua própria agenda para a sustentabilidade, sendo que como principais inovações deste projecto são referenciados os métodos de trabalho e a nova concepção de desenvolvimento local.
O Município da Batalha actua, assim, activamente com outros actores, tais como outros sectores da administração pública, empresários e representantes do tecido produtivo, técnicos especialistas nos vários sectores do conhecimento, associações sócio-culturais e ambientais, escolas, universidades, cidadãos lideres de opinião e o cidadão comum.
O objectivo final centra-se numa nova concepção de desenvolvimento local. Os princípios que visam consistem em acautelar os recursos e o sistema necessário à vida, tornar o tecido económico local mais forte e competitivo, alcançar comunidades socialmente mais justas e integradoras, proteger e valorizar o património natural e aumentar as capacidades cívicas e de governação local.
Refira-se que o desenvolvimento do Diagnóstico da Agenda XXI Local da Batalha envolve o ISLA de Leiria, do Curso de Engenharia da Energia e do Ambiente.