Integrada nas comemorações do Dia do Município da Batalha, a 14 de Agosto, tem lugar nesse dia, às 15h00, na Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque, a inauguração da exposição "Invertebrados Fósseis do Mesozóico Português", patente até 31 deste mês.
Esta é uma iniciativa do Museu da Comunidade Concelhia que envolve a colaboração com o Laboratório de História Natural da Batalha e com o Museu Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A mostra exibe uma colecção de fósseis de organismos marinhos e salobros da Era Mesozóica, com idades compreendidas entre 250 e 65 milhões de anos, representando uma selecção de um vasto espólio reunido por Rui Louro, residente na localidade de Brancas, Batalha, fruto de buscas efectuadas a várias jazidas do Concelho da Batalha e arredores, bem como de outros pontos do país.
Em exibição estarão, entre outros, exemplares de: Celenterados Coraliários (corais), Moluscos Gastrópodes (búzios), Moluscos Bivalves (grupo de invertebrados a que pertencem os actuais berbigões e as amêijoas, por exemplo), Equinodermes Equinóides (ouriços-do-mar).
As peças far-se-ão acompanhar de painéis explicativos com noções de Paleontologia e dos de processos de fossilização. Numa área reservada da Galeria, poderão ainda ser visualizadas animações de vídeo de interesse pedagógico que procuram transmitir como era o ambiente marinho de há milhões de anos e explicar o processo natural que deu origem aos fósseis.