Vai nascer no Concelho da Batalha no dia 15 de Abril o Conselho Local de Acção Social (CLAS), estando convidadas todas as entidades públicas e privadas do Concelho a integrar este projecto.
Este grupo de trabalho, que tem como principal objectivo o combate à pobreza e exclusão social, promovendo o são desenvolvimento, surge da aprovação da candidatura efectuada pelo Município da Batalha ao programa "Rede Social", do Ministério da Segurança Social da Família e da Criança.
O projecto pretende, igualmente, articular a intervenção dos vários agentes sociais do Concelho de forma a garantir um planeamento local mais eficaz das necessidades, procurando-se soluções para os problemas originados pela pobreza ou pela exclusão social.
A constituição do CLAS é mais um passo importante num processo que vai desenvolver-se por várias etapas, havendo a necessidade da realização de diagnósticos e planeamento antes de se avançar para o terreno.
Refira-se que o combate à exclusão social não é uma preocupação recente do Executivo, como comprovam, aliás, os resultados obtidos no estudo "Tipificação das situações de exclusão social em Portugal", onde o Concelho da Batalha regista excelentes resultados em áreas tão sensíveis como o abandono escolar precoce, taxa de desemprego ou número de dependentes do Rendimento Social de Inserção.
Ainda assim, e apesar dos dados publicados serem francamente positivos, o Presidente da Edilidade Batalhense, António Lucas, afirma que "o Município entende que os esforços na área social devem ser contínuos, investindo em projectos que possam traduzir-se numa mais valia para a população da Batalha e no aumento da sua qualidade de vida".