A Autarquia da Batalha lançou em Outubro de 2002 o programa "Reciclagem de Movimentos" - projecto de ginástica geriátrica orientada para os mais idosos, com o intuito de fomentar na camada mais sénior da população hábitos de actividade física.
Desde essa data, o programa tem vindo a receber grande acolhimento, quer pelos idosos propriamente ditos, quer pelos responsáveis dos Centros de Dia intervenientes neste programa.
No presente ano, o Programa "Reciclagem de Movimentos" para além de se manter no Apoio Domiciliário de São Mamede e na Misericórdia da Batalha, passará também a ser ministrado no Centro de Dia de Reguengo do Fetal, bem como no Centro Recreativo da Golpilheira, envolvendo um total de 100 idosos do Concelho da Batalha que, duas vezes por semana, praticarão exercício físico.
O grande objectivo deste programa continua a ser válido, ou seja, recuperar nos idosos alguns movimentos e a amplitude das articulações, nalguns casos já perdida ou bastante limitada pela falta de exercício regular.
Com efeito, Tiago Ferreira, animador desportivo da Autarquia da Batalha aponta que "com o processo de envelhecimento, ocorrem grandes mudanças físicas que em nada são favorecidas pelo facto de actividade muscular diminuir significativamente. Assim, este programa de exercício, basea-se na execução de exercícios simples e de fácil execução, num ambiente que se pretende o mais descontraído possível e que cause envolvimento junto da população com quem se está a trabalhar".
Para António Lucas, Presidente da Câmara da Batalha, o reforço do programa "Reciclagem de Movimentos" iniciado em 2002, pretende proporcionar a um número mais alargado de idosos uma melhor qualidade de vida, sendo também importante o fomento do contacto e do convívio que nesta actividade se gera entre os participantes.
O Edil, não deixa ainda de destacar o investimento realizado em 2003 pela Autarquia no Parque de Recreio para Idosos, no Jardim do Lena, que, recorde-se, conta com um total de cinco equipamentos vocacionados para exercitar e reabilitar várias articulações do corpo, nomeadamente as mãos, os braços, as costas e a coluna, naquilo que é o único espaço do género nesta região.
Registe-se que todos os equipamentos são concebidos de acordo com a Directiva 93/42/EU (Segurança), tendo sido estudados e desenhados por especialistas em reabilitação para a camada mais sénior da população.
A infraestrutura em questão, tem recebido bastantes visitas de Centros de Dia de todo o país, que consideram o Parque uma importante mais valia para a prática desportiva na camada mais sénior da população.