Quarta, 14 De Outubro De 2015
É inaugurada no próximo sábado, 17 de outubro, às 10h30, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, a exposição de escultura “Pedras com História”, que reúne obras de seis conceituados escultores (da região Batalha e da Covilhã) numa iniciativa que pretende assinalar os 500 anos da morte do Arquiteto Mateus Fernandes, originário daquela cidade beirã.
Com o intuito de prestar homenagem aquele que foi um dos mais destacados artífices do Mosteiro da Batalha, a Autarquia local vai lançar formalmente, no dia da inauguração da exposição, o concurso de Arquitetura “Mateus Fernandes” que pretende homenagear a obra de um dos grandes mestres de obras do mosteiro, premiando intervenções que combinem aspetos relacionados com a qualidade arquitetónica e a sua inserção no espaço urbano e na paisagem envolvente.
O concurso, que conta com uma periodicidade bienal, premiará intervenções relativas a novas edificações ou a recuperação/remodelação de imóveis, tendo ainda como horizonte distinguir Boas Práticas de Sustentabilidade que contribuam para a valorização e/ou salvaguarda do património arquitetónico no Concelho da Batalha.
O prémio de arquitetura “Mateus Fernandes”, a atribuir pelo Município da Batalha, tem um valor de 5.000,00 para o projeto vencedor distinguido pelo júri.
No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a criação do Prémio de Arquitetura “Mateus Fernandes” pela Autarquia visa “destacar um dos mestres arquitetos mais emblemáticos da idade média, cujo legado é possível observar em diversos monumentos do país, com especial relevância no Mosteiro de Santa Maria da Vitória”.
Para o Edil, “através da concretização desta iniciativa, o Município da Batalha pretende também homenagear o génio e o espírito criativo da Arquitetura e das intervenções de qualidade efetuadas, nesse domínio, no Concelho da Batalha”.
Registe-se ainda que a inauguração da exposição “Pedras com História”, contará com a presença de uma comitiva do Município covilhanense, liderada pelo Presidente da Autarquia, Dr. Vítor Pereira, contando com o apoio e parceria fundamental do Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
A mostra ficará patente até ao dia 30 de novembro.
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt