Terça, 03 De Março De 2015
O Município da Batalha vai implementar um serviço de Teleassistência domiciliária, que permitará à população mais idosa ou em situação de dependência continuar integrada no seu meio habitual e dispondo de um serviço capaz de dar resposta às situações de risco.
O projeto em causa visa proporcionar segurança e tranquilidade quer aos idosos e quer aos familiares, abrangendo, numa primeira fase, 40 utentes e a realizar de imediato, vigorando durante o ano 2015.
Pretende-se após avaliação do projeto e face às necessidades identificadas, alargar esta ajuda a toda a população idosa do Concelho da Batalha, com o intuito de evitar ou retardar o recurso à institucionalização, bem como proporcionar uma resposta imediata em situações de emergência e de combate à solidão.
Para o Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, “o Município tem vindo a prestar aos seus cidadãos um conjunto de medidas de ação social promotoras de uma melhoria da qualidade de vida e bem-estar, capazes de inverter as dinâmicas de exclusão social e considera este projeto mais um passo importante no objetivo de apoio à população mais vulnerável do concelho”.
O projeto de Teleassistência Domiciliária a Idosos será concretizado em parceria com uma entidade privada, a título experimental e envolve o fornecimento de um equipamentos e serviços com recurso à utilização de um dispositivo fixo com um botão de emergência e uma pulseira à prova de água, com um alcance de 200 m2, ligados a uma central telefónica que registará e acompanhará, através de pessoal competente, as diversas solicitações dos utentes, tais como situações de emergência/urgência, envio de médicos, solicitação de ambulância, bombeiros e polícia ou ainda o contacto com familiares ou terceiros.
O investimento da Autarquia da Batalha neste projeto é de €3.000 para a primeira fase de desenvolvimento do projeto-piloto de Teleassistência.
Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha
http://www.cm-batalha.pt